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Como engajar a Geração Z no mercado de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ferreira
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Experiências reais, propósito e incentivos que conectam são opções que atraem e retém talentos

A Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) chegou ao mercado de trabalho com uma nova visão de mundo; mais conectada, exigente e em busca de autenticidade. Ao contrário das gerações anteriores, esses jovens profissionais não se contentam com recompensas tradicionais ou modelos de gestão rígidos. Eles querem viver experiências reais, que façam sentido emocional e social. Para conquistar esse público, as empresas precisam ir além do salário e oferecer algo que realmente ressoe com seus valores.

O consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler reforça a importância dessa mudança de perspectiva no ambiente corporativo. “Para a Geração Z, não basta apenas crescer profissionalmente, é preciso que o ambiente de trabalho também acolha suas emoções, seus sonhos e seus valores. Empresas que entendem isso e oferecem experiências com significado real contribuem, não só para o desempenho, mas para a formação integral desses jovens como seres humanos. E isso, no fim das contas, é o que os mantém engajados e conectados de verdade”, afirma Weiler.

Segundo a diretora da Invento Incentivo, empresa especializada em turismo de premiação, Cintia Michele da Silva, a chave está em criar campanhas que ofereçam vivências significativas. “A Gen Z não quer mais do mesmo. Eles buscam experiências autênticas, imediatas e com significado real. Sendo assim, as campanhas de incentivo devem ser uma resposta direta a isso, uma premiação que valoriza o agora, o inusitado e o que pode ser compartilhado, não só nas redes, mas na memória”, afirma.

A Geração Z não quer mais seguir os mesmos padrões de vida das gerações anteriores, eles buscam algo além do convencional. “O que essa geração deseja são experiências que realmente valorizem a vida, que façam com que sintam que estão aproveitando cada momento. O crescimento pessoal vai além do desenvolvimento profissional: é sobre se transformar como ser humano. Por isso, é fundamental que o ambiente de trabalho ofereça suporte não só técnico, mas também emocional”, explica.

Como alcançar a Geração Z com eficiência

Cintia explica que as campanhas de incentivo desenhadas para esse público devem ter foco em experiências únicas, criativas e fora do comum. “O objetivo é sair da rotina e criar memórias marcantes, que não apenas mereçam um post nas redes, mas que deixem uma marca duradoura na vida dos participantes.”

Para alcançar esse público com eficiência, as campanhas devem ter mecânica adaptada ao perfil dos jovens, com criação de metas curtas, mensais ou quinzenais, e desafios extras que envolvem engajamento nas redes sociais ou boas práticas internas. Cintia elenca algumas possibilidades de viagens de incentivo com foco na Geração Z:

- Desconecte-se para viver – Uma viagem sem sinal de celular, mas cheia de trilhas, cachoeiras, rodas de conversa e fogueira. Um detox digital de verdade.

- Caçadores de experiências – Uma viagem em que cada participante recebe “missões” de vivência (como gravar um vídeo com um morador local contando um segredo da cidade ou cozinhar com uma avó do interior). Tudo gamificado.

- Um rolê que vale post – Viagem com foco em arte urbana, música independente, oficinas criativas, grafite, moda circular e gastronomia local com creators e artistas reais.

Além das campanhas de incentivo, é essencial que as empresas compreendam e incorporem valores que realmente fazem sentido para a Geração Z. “Eles buscam um propósito claro no que fazem, querem saber como seu trabalho impacta o mundo e desejam crescer pessoal e profissionalmente em ambientes flexíveis, inclusivos e que favoreçam o bem-estar emocional”, finaliza Cintia.


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