Antecipação salarial: como empresas podem ajudar no combate ao endividamento familiar
Especialista explica como empresas podem oferecer esse benefício, apoiando o planejamento financeiro dos seus colaboradores
O endividamento familiar predomina entre as principais questões que contribuem para a insegurança financeira no Brasil. Dados recentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que o percentual de famílias endividadas chega a 76,1% no país.
Na análise do último levantamento, a CNC alertou para o fato de que as dívidas têm consumido uma parte cada vez maior da renda familiar. Fatores como juros altos e prazos mais curtos também interferem diretamente na manutenção da inadimplência elevada. Diante disso, alternativas como benefícios corporativos que ofereçam antecipação de salário podem contribuir para enfrentar este desafio.
“Sabemos que os juros podem ser abusivos e complicar o planejamento das finanças da maioria das famílias do país”, opina João Henrique Innecco, cofundador da Ecx Pay, empresa especializada em benefícios corporativos. “Então, por que não oferecer condições de ajudar as pessoas a organizar seus orçamentos domésticos por meio de benefícios corporativos? A antecipação de salário é um exemplo de como é possível fazer isso, atendendo aos interesses de todas as partes envolvidas”, completa.
Antecipação salarial na prática
O benefício se encontra entre as melhores alternativas ao endividamento, por possibilitar o reequilíbrio das contas mensais. “Muitas famílias, quando enfrentam despesas urgentes, como contas médicas ou conserto de carro, recorrem a empréstimos, cartões de crédito ou cheque especial, que têm juros que podem ultrapassar 300% ao ano”, explica Innecco.
Uma pesquisa realizada pela própria Ecx Pay, aponta que aproximadamente 90% das compras realizadas por quem solicita o adiantamento salarial são para despesas básicas, como alimentação e saúde, com um tíquete médio de R$219. “Desde que passamos a oferecer uma solução que oferece um adiantamento de até 30% que tem prazo de até 45 dias para ser descontada, observamos que o benefício é usado como um coringa em momentos de necessidade, principalmente para quem lida com cenários adversos relacionados à inflação, juros e aumento generalizado no custo de vida”, explica Innecco.
Além disso, Innecco aponta que a antecipação do salário tem um duplo impacto: se por um lado impede que colaboradores acumulem dívidas ou juros abusivos, por outro, melhora o fluxo de caixa da empresa e aumenta a satisfação dos funcionários. “Com esse recurso, é possível melhorar a confiança dos funcionários na organização e diminuir o turnover na mesma proporção em que se atua como um verdadeiro parceiro dos empregados. Aliado a estratégias como reserva de emergência, controle de gastos e educação financeira, trata-se de uma forma eficiente de lidar com o problema crônico do endividamento familiar no país”, conclui o executivo.
Sobre a Ecx Pay
A Ecx Pay é uma startup de cartões multibenefícios corporativos do Grupo Ecx Card, empresa fundada em 1993. A plataforma surge com o propósito de unificar a gestão de todos os benefícios flexíveis, prêmios, adiantamento salarial e gastos corporativos em um só aplicativo e cartão aceito em todo o mundo. Com marcas como MRV, Fini, V4 Company e Unipar no portfólio, a startup atende cerca de 1200 empresas em todo o Brasil, impactando a vida de cerca de 50 mil colaboradores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário