Brasesul 2025: Painel ‘Comunicar e Agir’ discute estratégias para humanizar a comunicação entre Corretores e Clientes
O painel ‘Comunicar e Agir’, realizado no segundo dia do Brasesul – Congresso dos Corretores de Seguros do Sul, contou com a participação de líderes do setor, como José Pires (Bradesco Capitalização), Marcos Machini (Grupo HDI), Emerson Valentim (Porto), Rogério Spezia (Tokio Marine), Gustavo Carvalho (AXA do Brasil), Cleide Camilotto (Allianz Seguros) e Fabio Leme (Zurich Seguros). Durante o painel, os executivos discutiram estratégias para aprimorar a comunicação entre corretores e clientes no mercado de seguros.
José Pires, presidente da Bradesco Capitalização, abriu a discussão ressaltando a importância do corretor como uma solução no cotidiano do cliente. Ele destacou que o corretor deve ir além da simples venda de seguros, sendo proativo em identificar as necessidades do cliente. “Se uma família não está passando por uma necessidade importante e está faltando proteção, o corretor não cumpriu seu papel. Ele precisa ser a solução na vida dos seus clientes”, afirmou Pires.
Para Marcos Machini, vice-presidente comercial do Grupo HDI, a chave para fortalecer a rede de contatos dos corretores está na inovação. Ele sugeriu que os corretores adotem ferramentas digitais, como redes sociais, para aumentar seu alcance e capacitação. “Uma rede robusta é aquela que tem um legado, um histórico de confiança, e que, por isso, gera mais indicações”, disse Machini.
Já Emerson Valentim, diretor executivo comercial Brasil da Porto, falou sobre a complexidade da comunicação em um mercado tão diverso. “A comunicação é um desafio, pois estamos lidando com quatro gerações de consumidores. Cada um tem sua forma de se comunicar e, para isso, precisamos de canais diversos e humanos”, explicou Valentim, ressaltando a importância da “Humanocomunicalidade” na Porto, que se propõe a ser uma comunicação humana em todos os canais.
Rogério Spezia, diretor comercial regional Sul da Tokio Marine, também abordou a questão da comunicação intergeracional. “Estamos lidando com um grande dilema, pois precisamos comunicar com pessoas de 60 e 20 anos, e para isso é necessário investir em tecnologia e capacitação. A Tokio Marine oferece a UP – Universidade Tokio Marine, para preparar seus corretores”, destacou Spezia.
Gustavo Carvalho, diretor comercial consultivo da AXA do Brasil, reforçou que a padronização não funciona em um mercado tão diversificado. “Cada cliente tem um perfil único e, para oferecer uma proposta de valor, o corretor precisa entender as necessidades de cada um”, disse Carvalho.
Cleide Camilotto, diretora comercial regional Sul da Allianz Seguros, enfatizou a importância de os corretores conhecerem as necessidades específicas de seus clientes, adaptando os produtos e serviços. “O corretor precisa ser o parceiro confiável, oferecendo as melhores soluções de acordo com a realidade de cada cliente”, afirmou Camilotto, lembrando a importância do programa Allianz Alliados para fortalecer esse relacionamento.
Por fim, Fabio Leme, diretor executivo de Personal Lines e Marketing na Zurich Seguros, destacou a importância de entender o perfil dos clientes e da equipe para otimizar a comunicação. “O trabalho de gestor é identificar as habilidades de cada membro da equipe e capacitar os corretores para oferecer a melhor experiência ao cliente”, afirmou Leme. Ele também mencionou a importância do cross-selling, como uma forma de aumentar a geração de negócios.
Para melhorar a comunicação no setor de seguros, os executivos apontaram que é essencial humanizar os canais de comunicação, investir em inovação e capacitação contínua, e, acima de tudo, entender o perfil de cada cliente. A personalização e a adaptação às necessidades de cada indivíduo, seja através de soluções tecnológicas ou um atendimento mais próximo, são o caminho para fortalecer a relação entre corretores e clientes
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