ITG divulga pesquisa da Alteryx que revela impacto da IA no trabalho dos analistas de dados
A inteligência artificial (IA) está transformando o trabalho dos analistas de dados, tornando suas funções mais estratégicas e impulsionando a eficiência nas organizações. É o que revela a pesquisa “2025 State of Data Analysts in the Age of AI“, realizada pela Alteryx. A ITG, empresa especializada no mercado de seguros, possui profissionais especializados em Analytics e acompanha essa movimentação, trazendo para o mercado tecnologias (como o Alteryx) para otimizar processos, integrar dados e gerar insights estratégicos para empresas.
A pesquisa divulgada pela Alteryx reforça a necessidade de soluções avançadas para tornar a análise de dados mais eficiente. O estudo mostra que, apesar dos avanços tecnológicos, 76% dos analistas ainda utilizam planilhas para limpar e organizar bases de dados, o que pode comprometer a precisão das informações. Em média, esses profissionais gastam de 10 a 11 horas semanais apenas na coleta e preparação de dados.
Entre os principais desafios apontados estão a complexidade dos dados (51%), problemas de qualidade (46%) e questões de privacidade e segurança (44%). Além disso, a necessidade de integrar diferentes fontes de informação é citada como um obstáculo por 38% dos entrevistados.
Por outro lado, a automação e a IA têm sido vistas como aliadas no setor. Cerca de 79% dos participantes da pesquisa afirmam que essas tecnologias facilitaram a integração de dados, enquanto 86% dizem que a adoção da IA melhorou sua satisfação profissional, reduzindo a carga de trabalho e aumentando a produtividade.
O estudo também destaca uma mudança no papel dos analistas de dados. Antes focados apenas na parte operacional, esses profissionais agora exercem influência direta sobre decisões empresariais. Segundo a pesquisa, 94% acreditam que seu trabalho impacta diretamente a estratégia das empresas, e 87% relataram um aumento nessa influência nos últimos 12 meses.
Ao contrário do temor de que a IA possa substituir esses profissionais, a maioria enxerga a tecnologia como um fator positivo. Apenas 17% demonstram preocupação com essa possibilidade, enquanto 90% acreditam que a IA impulsionará suas carreiras. Para 48%, o domínio dessas ferramentas pode abrir novas oportunidades profissionais.
ITG e analytics
Além das tradicionais e conhecidas soluções para o backoffice das seguradoras, a ITG oferece ferramentas que integram dados de diversas fontes, melhoram a qualidade das informações e geram insights estratégicos para tomada de decisão.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário