Brasil,

ANS nega restrição de mamografia a partir de 50 anos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Nicholas Godoy
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Conselho Federal de Medicina (CFM) solicitou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a revogação da recomendação que estabelece o rastreamento mamográfico apenas a partir dos 50 anos como critério para a certificação de boas práticas oncológicas nos planos de saúde. O pedido foi feito em reunião com a reguladora na última sexta-feira (7). No entanto, a ANS esclareceu que a diretriz não altera as regras de cobertura da mamografia e reforçou que exames preventivos seguem garantidos a partir dos 40 anos, conforme a necessidade médica.

A recomendação da ANS, alvo de polêmica na Consulta Pública 144, estabelece que operadoras que aderirem voluntariamente à Certificação de Boas Práticas em Atenção Oncológica precisarão realizar busca ativa para conscientizar beneficiárias entre 50 e 69 anos sobre a importância da mamografia periódica. Segundo a ANS, esse critério não interfere no direito das mulheres de realizar exames preventivos antes dos 50 anos nem impede a solicitação médica para faixas etárias mais jovens.

“A cobertura para mamografia bilateral é obrigatória – sem limitação de idade – e deve ser realizada sempre que houver indicação do médico assistente. Já a mamografia digital tem cobertura obrigatória para mulheres de 40 a 69 anos”, informou a agência em nota ao Cqcs.

O CFM, por sua vez, argumenta que a diretriz pode influenciar a conduta das operadoras e reforçar um modelo que contraria a recomendação de sociedades médicas, como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que defendem o rastreamento mamográfico a partir dos 40 anos como estratégia de detecção precoce do câncer de mama.

A ANS destacou ainda que a certificação oncológica é voluntária e que as mais de 60 mil contribuições recebidas na Consulta Pública 144 estão sendo analisadas antes da definição final do programa. “Assim que tivermos o resultado das análises, faremos ampla divulgação do tema”, acrescentou a agência.

O debate evidencia a falta de consenso entre entidades médicas e reguladoras sobre a estratégia ideal de rastreamento do câncer de mama. Enquanto o Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda mamografia bienal a partir dos 50 anos, entidades médicas argumentam que a triagem precoce pode reduzir a mortalidade e proporcionar tratamentos menos invasivos.

A expectativa agora é que a ANS conclua a avaliação das sugestões enviadas na consulta pública antes de implementar a certificação, enquanto entidades médicas seguem pressionando por mudanças na recomendação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar