Sustentabilidade: como o consumidor pode ser protagonista
No dia 15 de março, celebramos o Dia do Consumidor, uma data tradicionalmente associada à promoções e benefícios oferecidos pelo mercado. No entanto, este dia também pode ser um momento de reflexão sobre o impacto das nossas escolhas de consumo no meio ambiente. Cada decisão de compra tem um efeito direto na produção, no descarte de resíduos e na ação ecológica do planeta. Por isso, mais do que apenas adquirir produtos, podemos nos tornar consumidores responsáveis e protagonistas da sustentabilidade.
O consumo excessivo e a manufatura em larga escala geram desafios ambientais urgentes, como o aumento da poluição, o desperdício de recursos naturais e a criação de resíduos no geral. A projeção para o futuro é ainda mais alarmante: a geração de resíduos sólidos urbanos pode saltar para 3,8 bilhões de toneladas até 2050, de acordo com o Panorama Global do Manejo de Resíduos 2024. Isso significa que, sem uma ação urgente sobre a administração de resíduos, o custo anual global com gestão pode quase dobrar para impressionantes US$ 640,3 bilhões até essa data.
Quando os consumidores optam por produtos sustentáveis e responsáveis, incentivam as empresas a adotarem práticas mais conscientes. Ou seja, o mercado responde à demanda: se há maior interesse por produtos ecológicos, mais marcas investirão nesse caminho.
O protagonismo do cliente na sustentabilidade se dá por meio de escolhas e atitudes diárias. Uma forma de adotar um consumo mais consciente é escolher produtos sustentáveis, dando preferência a itens com certificações ambientais, recicláveis e de empresas comprometidas com a responsabilidade socioambiental. Além disso, reduzir, reutilizar e reciclar são práticas fundamentais. Antes de descartar um item, é essencial refletir se ele pode ter uma nova utilidade ou ser reaproveitado. A reciclagem também desempenha um papel essencial para minimizar o impacto ambiental.
Outro ponto importante é apoiar a logística reversa, descartando corretamente eletroeletrônicos e eletrodomésticos, lâmpadas, pilhas e outros resíduos perigosos em pontos de recebimento específicos. Organizações que fazem parte de programas de logística reversa ajudam a evitar que esses equipamentos poluam o meio ambiente. Para descartar eletroeletrônicos de forma responsável, basta acessar o site da ABREE, digitar o CEP, informar o produto e localizar o ponto de recebimento mais próximo.
Cada compra é um incentivo às práticas que queremos ver no mercado. Mais do que aproveitar promoções, o Dia do Consumidor pode ser um momento de repensar hábitos e nos tornar agentes de transformação para um futuro mais sustentável. Cada escolha conta e cada consumidor tem o poder de influenciar a forma como os bens são produzidos, distribuídos e descartados.
*Robson Esteves – Presidente da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.
Sobre a ABREE:
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 52 associados que representam 173 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário