Mês da Mulher: 5 empreendedoras que estão revolucionando seus segmentos de atuação
Março é o Mês da Mulher. Além de representar a maioria da população brasileira, 51,5% segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cada vez mais mulheres vêm conquistando espaço no empreendedorismo. Para se ter uma ideia, de acordo com o último levantamento do Sebrae, elas representam 25% da força empreendedora no país e esse número aumenta a cada ano.
Para falar desse cenário, consultamos 5 empreendedoras que estão revolucionando seus segmentos de atuação. Confira:
Educação
O setor de educação vem sendo uma área promissora no Brasil. Impulsionado pelas edtechs, startups de educação, o país possui 423 empresas ativas, distribuídas em diversas categorias, desde educação corporativa até capacitação profissional e infraestrutura digital, segundo dados do levantamento realizado pela consultoria e aceleradora Liga Ventures. Pensando nisso, Isabella Stulp, especialista em Educação fundou a Realize, startup B2B brasileira especializada em soluções tecnológicas para o setor educacional.
“No setor de tecnologia educacional, a inclusão feminina não é apenas relevante, mas um diferencial competitivo. Empreender nessa área exige resiliência, visão estratégica e o entendimento de inovação que tem um impacto verdadeiro quando aplicado com um conhecimento profundo do ecossistema educacional. Por isso, colaboramos estreitamente com instituições de ensino para entender suas necessidades e entregar soluções que realmente fazem a diferença. Nossa filosofia é que a tecnologia deve empoderar, e não criar barreiras. Já o nosso propósito é integrar tecnologia e educação de forma eficiente, humana e acessível”, afirma Isabella Stulp, CEO da Realize.
Intercâmbio
O interesse em realizar um intercâmbio vem crescendo entre a população brasileira ao longo dos últimos anos, seja para conquistar novas oportunidades profissionais ou pessoais. Para se ter uma dimensão, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), 85,7% dos estudantes brasileiros demonstraram interesse em realizar intercâmbio, sendo que, em 2023, o mercado apresentou um crescimento de 21,68% e movimentou cerca de R$4,6 bilhões. Considerando um público mais maduro, ainda segundo a associação, o número de adultos com mais de 50 anos que buscam intercâmbios aumentou 20%.
Para Pamela Moraes, Co-fundadora e Especialista de Intercâmbio e Viagens da Fluencypass, o interesse pelo intercâmbio se destaca pelas oportunidades e experiências que as pessoas podem vivenciar durante o período. “Sem dúvidas, os brasileiros estão identificando a possibilidade de conquistar novas oportunidades profissionais, seja em uma empresa nacional ou multinacional. Há também a vantagem de aprender um novo idioma de maneira mais rápida e efetiva, até mesmo utilizar essa oportunidade como desenvolvimento pessoal, de modo que é possível conhecer novos povos e culturas durante a estadia em um outro país. Ajudar as pessoas a realizarem esse sonho à frente da Fluencypass, que é uma das principais instituições de intercâmbio do país, tem sido desafiador e gratificante”, declara.
Tecnologia e Inovação
A tecnologia tem sido um dos pilares da transformação digital em grandes empresas, e startups como a eMiolo estão na vanguarda dessa revolução. A empresa é especializada no desenvolvimento de softwares customizados e plataformas inteligentes, combinando inteligência artificial e automação de processos para otimizar operações e impulsionar a eficiência corporativa.
Para Thelma Valverde, CEO da eMiolo, o diferencial está na flexibilidade e escalabilidade das soluções oferecidas. "A tecnologia deve se adaptar às necessidades do negócio, e não o contrário. Nosso foco é criar soluções sob medida que realmente transformam a forma como as empresas operam, proporcionando mais eficiência, inteligência e inovação. Quando aliamos automação e IA de forma estratégica, possibilitamos uma tomada de decisão mais ágil e assertiva, preparando as organizações para os desafios do futuro.”
Gestão de comunidades
Nesta era emergente da IA, a necessidade de conexões entre empresas e clientes vêm se tornando cada vez mais essencial. Marcas e plataformas usam as comunidades corporativas para estruturar e orquestrar essas relações, bem como para capturar a atenção de seus públicos ideais.
A comuh tem revolucionado a forma como empresas constroem comunidades corporativas autênticas, engajadas e estratégicas. Dentre um conjunto de soluções, a empresa oferece serviços de CaaS (Community as a Service) e EaaS (Ecosystem as a Service), permitindo que marcas fortaleçam o relacionamento com seus públicos, otimizem a retenção e fidelização, transformando conexões em vantagens competitivas sustentáveis e ativos perenes para os negócios.
Para Jen Medeiros, founder e CEO da comuh, criar e gerenciar comunidades vai muito além de reunir pessoas em um canal digital ou espaço físico. "As comunidades corporativas são a melhor estratégia para qualquer marca que deseja construir conexões genuínas e de longo prazo com seus clientes. O futuro das comunidades é sobre engajamento e orquestração e orientadas a resultados. Quando gerenciadas estrategicamente, elas não apenas aumentam a retenção e fidelização, mas também geram inteligência de mercado e impulsionam um crescimento sustentável. Nosso papel é transformar essa visão em realidade, desenvolvendo os ecossistemas de negócios das empresas, por meio da gestão de comunidades e conexões orquestradas, para impulsionar resultados e gerar valor para todos os atores da rede. Marcas e plataformas que conseguirem viabilizar interações personalizadas em larga escala terão uma vantagem competitiva decisiva, liderando essa revolução”, comenta a empreendedora.
Varejo e hotelaria
A inovação não está obrigatoriamente vinculada à tecnologia ou ao ato de criar e inovar, pois esse conceito vai muito além disso. É possível defini-la como sendo uma maneira de encantar o cliente e surpreendê-lo quando ele menos espera e isso é uma característica muito comum das mulheres empreendedoras, que estão sempre atentas aos detalhes e às pequenas atitudes.
“Normalmente, a mulher tem uma visão mais ampla do negócio e um cuidado maior em todas as áreas que envolvem uma empresa. Isso é fundamental principalmente em momentos de adversidades, pois ela consegue ter jogo de cintura, resiliência, persistência e criatividade. No setor varejista e hoteleiro essas características são de suma importância para desenvolver produtos e serviços capazes de criar laços afetivos com o público-alvo”, afirma Natiele Krassmann, cofundadora da Criamigos e do Mundo Criamigos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário