Crédito consignado: como o RH das empresas pode se beneficiar com a nova proposta do governo
Segundo um estudo da SalaryFits realizado em 2024, 60% dos trabalhadores brasileiros não conseguem chegar ao fim do mês com dinheiro e mais da metade já teve o nome negativado no último ano. Além disso, 83% afirmaram que, diante de uma emergência financeira, precisariam recorrer a empréstimos, pois não possuem reservas. Nesse contexto, oferecer um crédito consignado eficiente e acessível se tornou uma estratégia essencial para que as empresas possam contribuir para o bem-estar financeiro dos funcionários e para a retenção de talentos.
No entanto, a administração do crédito consignado dentro das empresas sempre foi um desafio para a área de Recursos Humanos (RH), especialmente em organizações de grande porte. Embora esse tipo de iniciativa esteja diretamente atrelado a benefícios estratégicos e indiretos que impactam positivamente o ambiente corporativo e a produtividade dos colaboradores, eles envolvem processos burocráticos e demorados que prejudicam a experiência dos colaboradores e a eficiência operacional do RH, que precisa garantir a gestão dos contratos consignados e a comunicação eficiente entre banco, colaborador e empresa empregadora para que descontos em folha, gestão de limites ou desligamentos de funcionários, por exemplo, sejam coordenadas corretamente e que erros no processo sejam evitados.
Com o lançamento da plataforma e-consignado pelo Governo Federal, que promete facilitar o acesso ao crédito consignado para trabalhadores do setor privado, surge uma oportunidade para que as empresas se apropriem desse movimento e possam modernizar suas políticas de benefícios financeiros. Com ele, esses profissionais terão acesso a propostas de diversos bancos e possibilidades de empréstimos a juros mais baixos e preços mais justos.
Por outro lado, o crédito consignado tem desafios de governança que são inerentes a esse tipo de empréstimo e não podem ser ignorados, especialmente para os departamentos de Recursos Humanos (RH) e Contabilidade das empresas, que precisam fazer a gestão desses processos, que são de larga escala e, portanto, exigem tecnologia e inteligência analítica para se tornarem automatizados, reduzir custos operacionais e garantir a conectividade junto aos bancos considerando todas as etapas, que envolve avaliação de risco, checagem de elegibilidade, limites de consignado, turn over e licenças de profissionais, por exemplo.
“Em média as empresas têm 40% de seus funcionários com contratos ativos de empréstimos consignados. Cada funcionário, por sua vez, possui em média 2 contratos ativos. Uma empresa de 5 mil funcionários, portanto, precisaria gerir 4 mil contratos ao mesmo tempo. Sem um motor tecnológico que integre todas as pontas, ou seja, o banco, o empregado e o empregador, os processos manuais para gerir tudo isso acaba tornando o processo mais custoso para as empresas, por exigir que pessoas executem um trabalho manual que demanda, numa empresa de 5 mil funcionários, cerca de 8 horas semanais, enquanto uma ferramenta de gestão faz isso em minutos, explica Délber.
A SalaryFits, como uma tecnologia que está há 25 anos atuando no mercado e apoia os setores público e privado com uma plataforma de gestão de consignados totalmente integrada ao sistema dos bancos brasileiros e que permite ao RH das empresas a governança automatizada dos contratos em tempo real e de forma segura, acredita que a ampliação do crédito consignado privado é uma evolução necessária, pois permite que mais pessoas tenham acesso a empréstimos com taxas reduzidas e maior previsibilidade financeira.
O novo modelo de crédito consignado privado promete impulsionar a competitividade no setor, proporcionando maior segurança para instituições financeiras e novas possibilidades para os colaboradores. A SalaryFits reforça a importância de o RH estar atento a essas mudanças e buscar soluções que reduzam burocracias e garantam a visibilidade necessária dos processos e a conectividade com todas as pontas – governo, bancos, funcionários e a própria empresa –, de modo que haja transparência e fácil gestão, permitindo que os trabalhadores tenham acesso facilitado a benefícios financeiros sem sobrecarregar a rotina operacional do RH.
Esse novo contexto, quando aliado à tecnologia de ponta, conectividade entre todos os envolvidos e gestão automatizada e eficiente do processo em toda a jornada, torna-se muito positivo para todos os envolvidos:
• Funcionários do setor privado: porque terão suas ofertas de crédito ampliadas e poderão optar pela proposta que mais se encaixar às suas necessidades e condições de pagamento;
• Empresas privadas: porque promoverão um clima organizacional mais positivo, com funcionários menos preocupados com questões financeiras, que tendem a ser mais produtivos e engajados no trabalho.
• Bancos: que poderão ampliar sua carteira de clientes e apresentar suas ofertas diretamente aos trabalhadores, promovendo um ambiente competitivo de se diferenciarem por meio de taxas de juros mais atrativas e melhores condições de crédito.
• Governo e sociedade como um todo: porque contribui para a democratização do crédito, redução da inadimplência e do superendividamento da população, além de estimular a economia, visto que o potencial de incremento do crédito consignado poderá saltar de R$ 40M para R$ 120M.
Nesse sentido, é essencial reforçarmos a importância do diálogo contínuo com o mercado e reguladoras para garantir que, à medida em que esse processo se dê em larguíssima escala, envolvendo todos os brasileiros, o avanço da nova modalidade seja bem implementado e proporcione benefícios sustentáveis para todos.
Fonte para entrevistas: O CEO da SalaryFits, Délber Lage, está disponível para entrevistas e comentários sobre como a digitalização do RH pode otimizar a gestão do crédito consignado e melhorar a experiência dos colaboradores.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário