Brasil,

Governança corporativa: como um Conselho Consultivo pode transformar sua empresa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Bauer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto: Ilustrativa/Freepik Foto: Ilustrativa/Freepik

Empresas que investem em governança experimentam ampliação da credibilidade no mercado e a facilitação do acesso a crédito e investimentos.

A governança corporativa tem sido cada vez mais adotada por empresas que buscam maior transparência, eficiência e sustentabilidade nos negócios. Um dos principais pilares desse modelo de gestão é o Conselho Consultivo, uma instância estratégica que contribui para a tomada de decisões e profissionaliza a administração empresarial.

Diferente do Conselho de Administração, que é previsto pela Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76) e possui atribuições formais, o Conselho Consultivo é uma opção flexível e voluntária, voltada para empresas que desejam contar com orientação especializada e visão de longo prazo. "O Conselho Consultivo é um diferencial competitivo, pois oferece suporte qualificado para a gestão e fortalece a governança", destaca Rafael Mafra, CEO da Digiwork Inteligência Contábil e com formação em Conselho de Administração e Governança Corporativa.

Entre os principais benefícios da implementação de um Conselho Consultivo estão a melhoria da governança corporativa, a ampliação da credibilidade no mercado e a facilitação do acesso a crédito e investimentos. Isso porque, segundo Mafra, empresas que adotam essa estrutura estão mais preparadas para enfrentar desafios econômicos e regulatórios. "Hoje, diversas instituições financeiras oferecem condições mais vantajosas para empresas que possuem governança estruturada e um conselho atuante", explica.

A contabilidade também desempenha um papel fundamental nesse contexto, fornecendo análises financeiras detalhadas e estruturando indicadores de desempenho para embasar decisões estratégicas. "Podemos atuar de forma passiva, oferecendo informações e relatórios para o conselho, ou de forma ativa, com contadores que são também conselheiros certificados, trazendo um olhar estratégico para a gestão empresarial", pontua Mafra.

O especialista reforça que já teve a oportunidade de implementar conselhos consultivos em diversas empresas, especialmente em companhias familiares que precisavam de uma estrutura mais profissionalizada. "Em muitas organizações familiares, os papéis e responsabilidades dos sócios nem sempre estão bem definidos. Com um conselho bem estruturado, conseguimos evitar conflitos, estabelecer funções claras e criar um ambiente propício ao crescimento sustentável", destaca.

Com um mercado cada vez mais exigente, empresas que adotam boas práticas de governança se destacam e garantem maior perenidade nos negócios. "A governança corporativa não é apenas um conceito, mas uma necessidade para empresas que desejam crescer de forma estruturada e sólida", finaliza Mafra.

Sobre a Digiwork

A Digiwork é uma empresa de inteligência contábil fundada em Blumenau em 1991, pela família de Rafael Mafra. Atualmente, a empresa, além da Matriz em Blumenau, também conta com uma filial em Indaial e possui cerca de 30 funcionários, e mais de 300 clientes, atendendo fisicamente clientes em diversos Estados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar