Brasil,

Como combater a violência silenciosa nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bartira Betini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como combater a violência silenciosa nas empresas

Por Patricia Ansarah*

Uma liderança tóxica é marcada por abuso de poder, manipulação emocional e comunicação violenta. Segundo a pesquisa “Liderança Tóxica e os Impactos na Cultura Organizacional, Clima e Carreira Profissional”, conduzida pelo Telenses Group com 560 profissionais de diferentes níveis hierárquicos, essas características podem ser acompanhadas, ainda, por comportamentos como excesso de controle, falta de conhecimento, ausência de feedback construtivo, postura autoritária e práticas de assédio moral e sexual.

A pesquisa revela também que 87% dos participantes admitiram ter enfrentado uma liderança tóxica em algum momento de suas carreiras, e 62% já pediram demissão devido a chefes abusivos. Entre os que optaram por sair do emprego, os principais impactos apontados foram o desgaste da saúde mental, baixa autoestima, perda de confiança no ambiente de trabalho, além de desmotivação e falta de engajamento.

Esses números são apenas uma amostra de um cenário mais amplo, onde a liderança tóxica dissemina medo entre os colaboradores e sufoca o espírito de colaboração essencial ao trabalho em equipe. Trata-se de uma violência silenciosa que, se não enfrentada, normaliza comportamentos abusivos e os incorpora à cultura organizacional.

A busca por resultados organizacionais é legítima, mas não justifica que um líder use sua posição para intimidar ou assediar outros profissionais. Como peças-chave dentro da empresa, os líderes devem ser agentes da solução, e não parte do problema. Mesmo em organizações que almejam padrões elevados de desempenho e excelência, é essencial reconhecer que a perfeição é inalcançável e que os líderes, como todos, possuem falhas. Empresas que não adotam essa consciência correm o risco de perder talentos engajados e comprometem sua sustentabilidade a longo prazo.

Nesse âmbito, destaca-se a segurança psicológica, que favorece um ambiente onde os membros de uma equipe ou organização se sentem confortáveis para expressar ideias, fazer perguntas, levantar preocupações e admitir erros sem receio de julgamentos, retaliações ou consequências negativas. Essa prática promove uma comunicação aberta e transparente, fortalecendo a confiança mútua e criando um clima de respeito e cooperação.

No livro “Livre para falar – como a segurança psicológica pode ser a principal alavanca para garantir a sustentabilidade do seu negócio” (Editora Paraquedas, 2023), contribuo com o capítulo “Organizações não violentas”, onde abordo o impacto de ambientes marcados pelo medo e intimidação, que reforçam distanciamento e hierarquização nas relações.

Para promover a segurança psicológica, destaco algumas ações práticas que podem transformar a cultura organizacional:

- Aceitar a vulnerabilidade: para um líder, é essencial reconhecer e aceitar a própria vulnerabilidade e imperfeição, tendo autoconsciência de suas limitações e estando disposto a aprender com os erros;

- Promover a cultura de aprendizado: a mudança de chave, que substitui a busca ilusória da perfeição pela cultura de aprendizado contínuo e melhoria dentro da organização, consiste em encorajar a experimentação;

- Valorizar a autenticidade: um líder é o reflexo da própria pessoa. Buscar a autenticidade é o caminho para que todo o potencial criativo do líder desperte e gere conexões e vínculos mais fortes de confiança com os membros da equipe;

- Encorajar a colaboração: é indiscutível reconhecer, em tempos de produção acelerada de conhecimento, que não existem pessoas no mundo que tenham todas as respostas. Para que as decisões sejam inteligentes em um cenário ágil, é preciso valorizar pontos de vista e diferentes contribuições;

- Humanização: acreditar em uma abordagem de liderança mais humana e imperfeita é o que vai garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio e das pessoas.

*Patricia Ansarah é CEO do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) e organizadora das edições do Summit Internacional de Segurança Psicológica

Patricia Ansarah, fundadora do Instituto Internacional de Segurança Psicológica


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar