Brasil,

Você tem chance de substituir um robô no mercado de trabalho?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eline Menezes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Thomas Gautier

Há alguns meses, especialistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, realizaram um experimento. Eles testaram a capacidade que um modelo de Inteligência Artificial da OpenAI teria para gerir e liderar uma empresa. A IA se saiu muito melhor na maioria das métricas avaliadas. No entanto, acabou “demitida” por uma razão simples: a dificuldade de lidar com incertezas, mudanças repentinas de rota e imprevistos.

A vantagem competitiva não vem somente da tecnologia. Por mais avançado que seja um recurso tecnológico frente aos da concorrência, ele também não leva sozinho uma empresa a um novo patamar. Para se destacar no mercado, é preciso compreender os limites e as possibilidades das ferramentas que temos para melhorar o desempenho dos negócios.

O capelão humanista da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), Greg Epstein, já escreveu sobre os riscos de a tecnologia ter se tornado uma “religião” e a necessidade de voltarmos a ser agnósticos. A chave para navegar em um ambiente de rápidas transformações é pensar o tempo inteiro sobre o quanto habilidades naturais e artificiais são complementares.

Da mesma forma que a máquina acelera o resultado das equipes, o humano impulsiona os resultados que a máquina entrega. O problema é incorrer no erro de subestimar o papel das pessoas no processo.

É natural pensar na importância delas. No entanto, há negócios surgindo dispostos a apostar todas as suas fichas na tecnologia e esquecer o quanto 10 ou 20 anos de experiência acumulada no setor, vivência em diferentes situações na carreira e olhar humano podem ser tão ou mais importantes para a performance da companhia.

Aplicar tecnologias sem antes repensar modelos estrategicamente, nem considerar o perfil das pessoas, pode levar ao efeito inverso do desejado. Em vez de garantir assertividade, acabar acelerando erros a ponto de ser muito custoso mitigar seus efeitos. Se as incertezas são o ponto fraco da inteligência artificial e o mundo em que vivemos é repleto de mudanças, dá para imaginar o espaço que ainda temos para as habilidades humanas nas empresas.

Na época em que Steve Jobs “reinventou o telefone”, como ele mesmo disse, trouxe à tona diferentes necessidades que nem mesmo o consumidor sabia que tinha. A partir de sua observação única de cenário e visão de futuro, algo que talvez nenhuma base de dados tivesse condições de sugerir.

Um exemplo de outro segmento é a atuação de equipes em desastres naturais. Quando acontecem, as ações de apoio são dinâmicas. Ainda que os dados apontem uma área menos danificada pelos eventos, ela pode demandar prioridade no atendimento. Há a necessidade de intermediar conflitos de interesse para a distribuição de ajuda, assistir vítimas em choque. Se dois hospitais locais forem atingidos com danos moderados, para qual enviar pessoas feridas? A inteligência humana possui mais condições de tomar decisões eficientes nesses casos.

Assim é o dia a dia. A gestão de uma empresa tem que se adaptar às demandas dos times, compreender emoções para relacionamento com cliente, encontrar soluções fora do script. Para nosso trabalho se destacar, precisamos favorecer esse equilíbrio.

Construir uma cultura que gosto de chamar “digital raiz”. Digital para acelerar com a tecnologia e personalizar soluções a partir de dados. Raiz para, por meio das emoções, do conhecimento e das habilidades, entender a medida do que pode ser transformado e a forma de transformar.

E você? Já está pronto para substituir um robô?

**Thomas Gautier tem duas décadas de experiência em grupos internacionais e assumiu como CEO do Freto em 2021. O executivo iniciou sua carreira na França e tornou-se CFO da Repom, no Brasil, em 2013. Em 2017, virou diretor-geral da Repom e, em 2018, passou a ser Head de Logística do Grupo Edenred, quando, em sua gestão, o Freto nasceu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar