Brasil,

Prevenção de incêndios em transportadores de correia industriais exige atenção das empresas, alerta especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Morato
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Consultor do ISB explica a importância do uso de sistemas de combate a incêndio, como os sprinklers, nesses equipamentos

As ocorrências de incêndio em transportadores de correia industriais são comuns e geram prejuízos estruturais e materiais incalculáveis. Desde o começo do ano foram registrados dois incêndios de grandes proporções em empresas localizadas no Espírito Santo e no Mato Grosso.

De acordo com Marcelo Lima, consultor do Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de informações sobre o combate a incêndios com uso de sprinklers, ainda é necessário que empresas e operadores de terminais logísticos, que costumam utilizar esse tipo de transportador, reconheçam que esses equipamentos podem pegar fogo e parar toda a operação por um longo tempo.

“A norma NBR 14608 indica os requisitos que devem ser seguidos para a proteção de transportadores. Os riscos envolvem não somente o transporte de materiais combustíveis como grãos, milho e soja, como também produtos incombustíveis como minério de ferro, por exemplo. Não se trata do material transportado, mas da correia, que é um grande tapete de borracha”, afirma Marcelo Lima, consultor do ISB.

Os transportadores de correia industriais são utilizados principalmente em portos e terminais de carga para a movimentação de materiais a granel produzidos em setores como agronegócio, mineração, siderurgia e nas cimenteiras. “Os componentes presentes nesses equipamentos, como o elastômetro de borracha, podem ser altamente combustíveis quando expostos a temperaturas elevadas. Implantar um sistema de sprinklers nas esteiras transportadoras pode mitigar esse risco e auxiliar na prevenção e combate a focos de incêndio durante a operação”, explica Lima.

As empresas que utilizam esses equipamentos em suas operações precisam estar atentas a cinco riscos, como o travamento dos rolos, ocasionado pelo calor gerado pelo atrito nos equipamentos; bloqueio da correia, quando a movimentação da correia é interrompida e o tambor continua girando, podendo superaquecer e iniciar o fogo; bloqueio de tambores, causando o superaquecimento do elastômetro; desalinhamento da correia, impactando no superaquecimento, em danos estruturais do equipamento e eventuais incêndios; e vegetação próxima da correia transportadora, principalmente em épocas de seca - chamas na vegetação em locais próximos aos transportadores podem provocar ocorrências.

“Os empresários precisam entender a importância de adotar sistemas de proteção contra incêndio adequados, como os sprinklers, para reduzir os riscos de ocorrência em suas operações, preservando seu patrimônio e contribuindo para a manutenção de suas atividades”, finaliza o consultor.

Sobre o ISB (Instituto Sprinkler Brasil)     

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.   


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar