Fórum Ayrton Pimentel debate impactos da Nova Lei de Seguros no Brasil
No dia 21 de fevereiro, São Paulo recebeu o Fórum Ayrton Pimentel – A Nova Lei de Seguros Brasileiros, um evento que reuniu juristas e palestrantes internacionais para debater as transformações na legislação do mercado de seguros.
Ayrton Pimentel, homenageado durante o evento, destacou a importância da iniciativa e a necessidade de estudar a nova legislação. “Me sinto muito feliz e realizado com essa homenagem, pois marca o encerramento da minha carreira. O evento foi muito bem organizado, pois precisamos conhecer melhor essa nova lei e aprofundar nossos estudos sobre ela. Esta é uma oportunidade valiosa para discutir seus impactos.”
Para Adilson Campoy, proprietário do escritório Pimentel e Associados, a nova lei traz desafios, especialmente no que se refere ao resseguro. “A legislação altera o funcionamento do mercado segurador. Existem outras questões importantes, como o agravamento de risco no seguro de pessoas e a distinção entre boa e má-fé nos contratos de seguro. No entanto, acredito que a lei será aperfeiçoada com o tempo, por meio da doutrina, jurisprudência e críticas construtivas.”
Paulo Cremoneze, do escritório Machado e Cremoneze Advogados Associados, participou do painel “Direito de Regresso e Arbitragem”, no qual apontou que o setor de transportes será impactado positivamente. “A nova lei permite que as partes negociem a arbitragem como meio de resolução de conflitos nos contratos de seguro. A expectativa é que essa medida traga benefícios para todos.”
Já Márcio Malfatti, sócio do escritório Pimentel e Associados, enfatizou que a legislação exigirá um alto nível de estudo e adaptação. “A nova lei, que entra em vigor em dezembro de 2025, traz inovações e desafios operacionais que precisarão ser enfrentados com inteligência estratégica.”
Ernesto Tzirulnik, advogado especialista em Direito do Seguro, participou do painel “A Nova Lei de Seguro”, ressaltando que a legislação estabelece normas gerais para garantir estabilidade aos contratos de seguro e evitar conflitos. “Ela proíbe práticas discriminatórias na subscrição de riscos, o que é um grande avanço para o mercado brasileiro.”
O fórum contou com painéis que abordaram diversos temas relevantes, conduzidos por especialistas nacionais e internacionais. Após a abertura feita por Márcio Malfatti, Adilson Campoy e Ayrton Pimentel, os debates seguiram com os seguintes tópicos e palestrantes:
“A Nova Lei de Seguros” – Ernesto Tzirulnik (Brasil)
“Interesse Segurável” – Pablo Medina (México)
“Resolução de Litígios na Lei Brasileira e Chilena” – Francisco Artigas (Chile)
“Direito de Regresso e Arbitragem” – Paulo Cremoneze (Brasil)
“Seguro de RC no Brasil e na América Latina” – Gabriel Vivas (Colômbia)
“Risco” – Andrea Signorino (Uruguai)
O evento “35 Anos Pimentel e Associados Advocacia – A Nova Lei de Seguros Brasileira: Um Fórum Ayrton Pimentel” celebrou a trajetória do escritório Pimentel e Associados Advocacia, consolidando sua contribuição para o Direito Securitário e promovendo discussões essenciais sobre a nova legislação de seguros no Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário