Brasil,

Como a Inteligência Artificial une nostalgia e tecnologia para conquistar Millennials e Geração Z

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Nakamura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Nova ferramenta otimiza a comunicação, reduz desperdícios e aumenta a taxa de sucesso na cobranças  Cadastro desatualizado e múltiplos contatos  Atualmente, o Brasil enfrenta índices alarmantes de endividamento. Conforme pesquisas divulgadas pela Agência Brasil, em outubro de 2024 o número de endividados chegou a mais de 73 milhões, o que representa um grande desafio para consumidores e empresas. Nesse cenário, o setor de cobrança desempenha um papel fundamental na economia, facilitando a regularização de débitos e contribuindo para a recuperação de crédito.  Contudo, essa não é uma tarefa fácil. Empresas de cobrança enfrentam dificuldades de contato com clientes por conta de seus cadastros desatualizados e múltiplos telefones de contato para a mesma pessoa. Para uma operação eficiente, é essencial contar com informações recentes e confiáveis, evitando tentativas de contato frustradas e desperdício de recursos.  A plataforma SU Valida surge como uma solução inovadora para centralizar as informações dos clientes a partir de dados das mais importantes operadoras brasileiras de telefonia, como a Claro, Vivo, Oi e Tim. Dessa forma, é possível evitar cadastro duplicados. Ao integrar essas informações, a ferramenta melhora a precisão e assertividade nos contatos, tornando a cobrança mais eficiente.  Para as empresas de tele cobrança, o SU Valida reduz o desperdício de tempo e recursos gastos em ligações improdutivas, aumentam a taxa de sucesso nas negociações, otimizam o tempo do operador de cobrança e melhoram a experiência do cliente, evitando contatos excessivos ou errados.  Com menos ligações desnecessárias e um contato preciso, a comunicação se torna mais eficiente e menos invasiva ao cliente, melhorando a percepção do consumidor em relação às empresas de cobrança.  “A plataforma traz ao setor de cobrança um avanço tecnológico, ajudando empresas a se tornarem mais estratégicas e eficazes. O uso de dados atualizados e precisos não apenas melhora os processos internos de cobrança, mas também contribui para uma abordagem mais ética e transparente na recuperação de crédito”, destaca Rodrigo Mandaliti, presidente do IGEOC (Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança).  Somando um atendimento humanizado, negociações atrativas e contatos mais assertivos com o cliente, a cobrança deixa de ser algo incômodo e começa a se tornar uma via de solução para um problema que assola milhões de brasileiros: o endividamento.  Sobre o IGEOC  Com 18 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas 27 associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.  Rowena Romagnoli Nova ferramenta otimiza a comunicação, reduz desperdícios e aumenta a taxa de sucesso na cobranças Cadastro desatualizado e múltiplos contatos Atualmente, o Brasil enfrenta índices alarmantes de endividamento. Conforme pesquisas divulgadas pela Agência Brasil, em outubro de 2024 o número de endividados chegou a mais de 73 milhões, o que representa um grande desafio para consumidores e empresas. Nesse cenário, o setor de cobrança desempenha um papel fundamental na economia, facilitando a regularização de débitos e contribuindo para a recuperação de crédito. Contudo, essa não é uma tarefa fácil. Empresas de cobrança enfrentam dificuldades de contato com clientes por conta de seus cadastros desatualizados e múltiplos telefones de contato para a mesma pessoa. Para uma operação eficiente, é essencial contar com informações recentes e confiáveis, evitando tentativas de contato frustradas e desperdício de recursos. A plataforma SU Valida surge como uma solução inovadora para centralizar as informações dos clientes a partir de dados das mais importantes operadoras brasileiras de telefonia, como a Claro, Vivo, Oi e Tim. Dessa forma, é possível evitar cadastro duplicados. Ao integrar essas informações, a ferramenta melhora a precisão e assertividade nos contatos, tornando a cobrança mais eficiente. Para as empresas de tele cobrança, o SU Valida reduz o desperdício de tempo e recursos gastos em ligações improdutivas, aumentam a taxa de sucesso nas negociações, otimizam o tempo do operador de cobrança e melhoram a experiência do cliente, evitando contatos excessivos ou errados. Com menos ligações desnecessárias e um contato preciso, a comunicação se torna mais eficiente e menos invasiva ao cliente, melhorando a percepção do consumidor em relação às empresas de cobrança. “A plataforma traz ao setor de cobrança um avanço tecnológico, ajudando empresas a se tornarem mais estratégicas e eficazes. O uso de dados atualizados e precisos não apenas melhora os processos internos de cobrança, mas também contribui para uma abordagem mais ética e transparente na recuperação de crédito”, destaca Rodrigo Mandaliti, presidente do IGEOC (Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança). Somando um atendimento humanizado, negociações atrativas e contatos mais assertivos com o cliente, a cobrança deixa de ser algo incômodo e começa a se tornar uma via de solução para um problema que assola milhões de brasileiros: o endividamento. Sobre o IGEOC Com 18 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas 27 associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional. Rowena Romagnoli

Fontes: Bianca Dramali, professora de gestão da experiência do consumidor da ESPM e Marcos Bedendo, professor de branding e marketing da ESPM

Resgatar referências do passado se consolidou como uma estratégia eficaz para atrair consumidores das gerações millennial e Z. Marcas têm revisitado estéticas retrô, relançado produtos icônicos e recriado experiências para estabelecer conexões emocionais e fortalecer o vínculo com o público.

A inteligência artificial tem ampliado a conexão entre nostalgia e tecnologia. Para Bianca Dramali, professora de gestão da experiência do consumidor da ESPM, a IA preserva a memória afetiva ao remasterizar conteúdos, recriar vozes e personalizar produtos. "Para o marketing, a máquina do tempo já existe. Porque quando as marcas voltam a fabricar bens que haviam sido descontinuados, elas recriam o tempo. Buscam retomar a conexão daquele produto à atmosfera e sentimentos de uma dada época e contexto. Com a IA isso se potencializa, podendo de fato promover encontros em uma espécie de universo paralelo. O consumo que já tinha o poder mágico de recriar o tempo por seus produtos relançados, agora pode potencializar ainda mais essa ambiência de passado, com ferramentas que misteriosamente parecem ter vindo do futuro. ", afirma. Esse resgate fortalece o apelo emocional das marcas, que utilizam a IA para reintroduzir clássicos e conectar diferentes épocas ao público atual.

De acordo com uma pesquisa da Kantar Worldpanel (2023), 30% dos brasileiros procuram produtos que remetem a memórias afetivas e tradições familiares. Um levantamento da Nielsen (2022) apontou que 25% dos consumidores preferem produtos com alguma conexão emocional com o passado. Esse movimento tem impulsionado o relançamento de diversas marcas e produtos clássicos.

O Chocolate Surpresa, da Nestlé, é um exemplo recente de sucesso ao equilibrar nostalgia e inovação, mantendo sua identidade e incorporando tecnologias como QR Codes para realidade aumentada. Seguindo essa tendência, a Avon relançou o brilho labial em formato de moranguinho, um clássico dos anos 1990 e 2000, impulsionado por uma forte campanha digital.

O Boticário também apostou no resgate afetivo ao trazer de volta o miniestojo de batons Six Mini Lips, popular nos anos 1990, estrelando a atriz Cláudia Ohana na campanha. No setor de combustíveis, a Ipiranga reviveu a marca Texaco no Brasil, restaurando uma identidade ausente do mercado há 16 anos.

Já a Kibon trouxe de volta um ícone do verão brasileiro: após mais de duas décadas, a promoção “Palito Premiado” retorna para engajar novas gerações.

Na dramaturgia, os remakes seguem em alta, com o sucesso de Pantanal (1990–2022) e Renascer (1993–2024). Em março de 2025, será a vez de Vale Tudo, clássico de 1988, ganhar uma nova versão e reacender debates que marcaram a teledramaturgia nacional.

Para as marcas, a nostalgia é um recurso eficaz para criar conexões emocionais e fidelizar clientes. Redes sociais como TikTok e Instagram têm amplificado esse fenômeno, permitindo que conteúdos nostálgicos viralizem e alcancem novas audiências. "A nostalgia é uma estratégia poderosa que conecta marcas a emoções de conforto e familiaridade, tornando a experiência do consumidor mais significativa. No entanto, para ser eficaz, precisa ser autêntica e alinhada à identidade da marca", destaca Marcos Bedendo, professor de branding e marketing da ESPM.

Seja na moda, tecnologia ou entretenimento, o passado segue inspirando o futuro e oferecendo novas formas de conexão entre marcas e consumidores. Empresas que traduzem essa tendência em estratégias autênticas e inovadoras estão um passo à frente na disputa pela atenção do público.

Os professores estão disponíveis para entrevistas.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia, Curitiba e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar