Seguro e consórcio: os produtos financeiros mais desejados de 2025, segundo o Google
Seguros e consórcios são os produtos financeiros preferidos pelos brasileiros em 2025. É o que revela uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise e compartilhada em primeira mão com o InfoMoney.
A pesquisa foi conduzida online entre os dias 7 e 21 de novembro de 2024, com 2.924 pessoas interessadas na contratação em 2025 de serviços financeiros, automotivos, imobiliários, de saúde e de telecomunicações.
O levantamento mostrou que seguros, incluindo seguro de vida, residencial, automóvel, viagem e empresarial, lideraram a lista dos serviços mais procurados para este ano, com 68% dos consumidores demonstrando interesse.
Consórcios (45%) e consultoria de investimentos (40%) também apresentam uma demanda significativa.
Segundo Fernanda Doria, porta-voz do Google, a escolha dos produtos financeiros preferidos tem estreita relação com o cenário macroeconômico – como o crescimento da renda e o aquecimento do mercado de trabalho, no caso da contratação de seguros, e os juros altos, que acabam desestimulando a contratação de empréstimos (financiamentos) e estimulando a de consórcios (que não têm incidência de juros).
Já empréstimos (32%) e aquisição de máquinas de pagamento (4%) apresentam uma demanda menor em comparação aos outros serviços.
Produtos financeiros
O estudo revelou que 53% dos brasileiros pretendem contratar algum serviço financeiro neste ano, um aumento de 9% em relação a 2024.
Para orientar suas escolhas, os entrevistados apontaram em primeiro plano critérios relacionados a preços competitivos e segurança: 57% dos consumidores são motivados por bons preços e custo-benefício, enquanto 53% priorizam a reputação da marca.
“Para além do custo-benefício, quando o consumidor fala sobre marca, é basicamente segurança; entende-se que esse critério tem relação com a necessidade de segurança, que é transmitida por uma marca consistente e presente”, explica Doria.
Contratação online
A pesquisa revelou que 57% dos consumidores preferem realizar a contratação de serviços financeiros online, seja através do site, aplicativo ou chat da marca.
O dado representa uma virada de cenário recente. Não faz muito tempo que parte relevante da população se sentia insegura ao realizar qualquer transação financeira online.
“O período da pandemia tem grande influência nisso. Foi a partir da abertura em massa de contas digitais nessa época que esse cenário se transformou, abrindo espaço para as contratações de serviços, sobretudo financeiros, online”, explica Doria.
Canais preferidos
Os consumidores utilizam diversos canais para se informar sobre serviços financeiros, sendo os sites de busca (60%) e os sites dos fornecedores (46%) os mais populares. As recomendações de conhecidos (44%) e as redes sociais (36%) também são canais importantes para a pesquisa e decisão de compra.
Erros do passado
Entre aqueles que não contrataram serviços financeiros em 2024, além da falta de interesse ou necessidade, usada como justificativa por 38% dos pesquisados, a dificuldade em encontrar o serviço adequado (21%), a falta de clareza sobre os serviços (18%) e a falta de confiança no fornecedor (8%) foram os motivos mais citados.
Para evitar cair nesse tipo de erro e transmitir segurança ao consumidor interessado em virar cliente, a instituição deve estar presente em todos os canais com uma comunicação transparente, segundo Doria.
“A jornada digital percorre o uso de canais e plataformas como um todo. E a experiência online é muito importante. Por isso, é necessário haver presença de marca com mensagens objetivas e transparentes, e que, obviamente, na sua plataforma, a informação esteja colocada da melhor maneira, reafirmando os compromissos e benefícios oferecidos. É isso que atesta uma marca entendida como confiável”, afirma.
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