Atenção no Carnaval: folia é sinônimo de boas vendas, mas também de aumento de furtos no varejo; como a tecnologia pode ajudar contra as perdas?
Por Carlos Eduardo Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Sensormatic Solutions.
Com a proximidade do Carnaval, o varejo se mostra otimista com a expectativa de repetir ou superar o desempenho de 2024, quando o faturamento do setor cresceu 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Geralmente celebrado em fevereiro, neste ano o feriado será em 1º de março, com o pré-Carnaval prolongado também prometendo aquecer as vendas.
No entanto, como acontece em outras datas importantes do calendário varejista, o maior fluxo de pessoas nos estabelecimentos durante a folia também representa um risco para os negócios, com o aumento expressivo de furtos e outras perdas.
De acordo com a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2023 o varejo registrou prejuízo de R$ 35 bilhões com perdas. Furtos responderam por 31,7% desse valor, cerca de R$ 11 bilhões.
Diante do cenário desafiador, a implementação de recursos tecnológicos tornou-se prioridade estratégica, e cada vez mais redes varejistas estão investindo em soluções para minimizar perdas e coibir ações criminosas, aumentando a segurança de clientes e colaboradores.
Entre as principais ferramentas disponíveis no mercado, podemos destacar: sistemas de sensores e etiquetas eletrônicas (EAS) que inibem práticas de furto; visão computacional para análise de padrões suspeitos, capaz de identificar atividades incomuns e alertar as equipes de segurança em tempo real; e câmeras alimentadas por Inteligência Artificial que detectam fraudes no ponto de venda, como inconsistências no registro de produtos ou devoluções fraudulentas, aprimorando a segurança nos balcões e no caixa.
Essas tecnologias não apenas protegem os ativos, como também fornecem dados valiosos que auxiliam os varejistas na tomada de decisões assertivas para aperfeiçoamento de suas operações; caso da identificação por radiofrequência (RFID) para gerenciamento de estoque, permitindo visibilidade item a item para detectar discrepâncias e reduzir o erro humano em toda a cadeia de distribuição.
Antecipar-se aos desafios e investir em tecnologias de prevenção de perdas reduz o risco financeiro e aumenta a lucratividade do varejista, além de fortalecer a confiança do consumidor. É um compromisso permanente que garante um ambiente seguro e eficiente, não apenas em períodos de maior movimento do setor, mas durante o ano todo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário