Brasil,

Novo projeto do CPQD tem foco no uso de tecnologias quânticas para a segurança cibernética

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aprovado no âmbito do PPI Softex, projeto prevê a pesquisa e experimentação de novas técnicas de criptografia para a segurança de redes e sistemas de TI

A aplicação de tecnologias quânticas na área de segurança cibernética é o foco de um novo projeto que o CPQD está começando a desenvolver no âmbito do PPI SOFTEX, coordenado pela Softex, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital - e recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. Com 30 meses de duração, o projeto batizado de Segurança Cibernética no Domínio Quântico (PDI 06) - publicado no DOU em 17 de janeiro - prevê um aporte total de recursos de R$ 12,2 milhões e deverá posicionar o Brasil no cenário mundial nessa área.

“O rápido avanço da tecnologia de computação quântica representa uma ameaça tangível e iminente à segurança dos sistemas criptográficos tradicionais, usados atualmente para proteger informações sensíveis de ataques cibernéticos”, afirma Eduardo Mobilon, líder técnico desse projeto no CPQD. Ele explica que existem três tipos de sistemas criptográficos - simétricos, assimétricos e híbridos - e que a ameaça representada pela computação quântica depende, basicamente, de dois fatores. Um deles é a existência de um computador quântico projetado especificamente para isso - o que, segundo Mobilon, ainda enfrenta inúmeros desafios tecnológicos.

O outro fator é a disponibilidade de algoritmos quânticos capazes de ajudar nesse processo. “Esses já existem e ameaçam os sistemas criptográficos simétricos e, principalmente, assimétricos, que apresentam risco mais iminente. A implementação e uso de novos tipos de criptografia, em particular as técnicas de Distribuição Quântica de Chaves (QKD) e os novos algoritmos de Criptografia Pós-Quântica (PQC), tornaram-se um tema de interesse nacional e internacional e a maioria dos países está tentando desenvolver seus produtos e redes, visando reduzir a dependência de soluções estrangeiras”, ressalta Mobilon.

Alinhado às iniciativas da comunidade científica mundial e às necessidades específicas do Brasil na área de segurança cibernética, o projeto que o CPQD está começando a desenvolver irá explorar as tecnologias QKD, PQC e também de Geração Quântica de Números Aleatórios (QRNG). O objetivo é pesquisar na prática diversos cenários de aplicação para interconexão de infraestruturas e sistemas de TI, incluindo redes de acesso e redes de longa distância, e analisar impactos, vulnerabilidades e desafios, mapeando o potencial de aplicação das tecnologias quânticas nas diversas arquiteturas de sistemas.

Também está prevista, na fase experimental do projeto, a montagem de um testbed para integração dessas tecnologias com diversas aplicações, em áreas como blockchain, Inteligência Artificial, redes de comunicação, computação em nuvem, simuladores e dispositivos IoT seguros. A intenção é firmar parcerias com universidades e empresas, de setores diferentes, interessadas em realizar experimentos nessas áreas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar