Muito além da imagem: como as pesquisas de reputação guiam estratégias empresariais
*Por Lylian Brandão
A reputação de uma empresa é um ativo intangível, mas de extrema importância no mundo contemporâneo dos negócios. Em um cenário onde a transparência e a ética são cada vez mais valorizadas, os monitores de reputação corporativa emergem como ferramentas cruciais para a tomada de decisão, pois fornecem insights valiosos sobre como a marca corporativa é percebida em seus ecossistemas.
Por meio da análise multistakeholder avaliando diversos fatores, entre os quais a qualidade dos produtos e serviços, a responsabilidade social, a governança e a relação com os clientes, as organizações podem identificar seus pontos fortes e fracos, oportunidades de melhoria e riscos potenciais.
Essas informações embasam decisões estratégicas, como em ações de relacionamento com os públicos de interesse, a definição de ações de impacto na comunidade, campanhas e até na gestão de crises, para que as companhias ajam de forma proativa. Assim, fortalecem sua imagem, criam confiança e garantem sustentabilidade no longo prazo.
Construída ao longo do tempo, a reputação empresarial é um diferencial competitivo poderoso, pois uma boa imagem atrai clientes, fortalece a identidade e garante resultado positivo consistente.
Mas cuidado! Em um mundo amplamente conectado, qualquer deslize pode manchar esse reconhecimento, levando à perda de clientes e de representatividade. Por isso, é preciso investir na construção e manutenção de uma reputação positiva para se destacar nos segmentos de atuação.
Diante disso, pesquisas de monitoramento reputacional têm função primordial. Ao fornecerem dados quantitativos e qualitativos, elas permitem às companhias entender como são percebidas pelos diferentes públicos e a formular planejamentos mais direcionados e eficazes.
Outro grande benefício desses estudos é a confiabilidade que proporcionam. Empresas reconhecidas são mais valorizadas. Isso pode resultar em benefícios, como a atração de investidores, a retenção de talentos e a fidelização de clientes, além de facilitar parcerias e colaborações.
Os levantamentos reputacionais ainda auxiliam no poder decisório. Com subsídios concretos em mãos, as organizações podem identificar áreas que necessitam de melhorias e desenvolver planos de ação baseados em dados. Por exemplo, se um acompanhamento mostrar uma percepção negativa sobre responsabilidade social, pode sinalizar a necessidade de implementação de iniciativas mais robustas nessa área e reforços em comunicação.
Instituições especializadas nestes tipos de sondagens são vitais para a coleta e análise de dados. Elas utilizam metodologias rigorosas para garantir a precisão e a relevância das informações, além da possibilidade de as empresas serem avaliadas de forma comparativa com outras instituições e setores de melhor reputação, possibilitando um benchmark entre elas. Também ajudam a disseminar os resultados, promovendo um ambiente de transparência e visibilidade.
Portanto, mais que um termômetro da percepção pública, as pesquisas de reputação são um espelho estratégico que reflete a verdadeira essência de um setor ou negócio. Organizações que compreendem esse valor e as utilizam como bússola para decisões mais assertivas, garantem vantagem competitiva, relevância e credibilidade sustentáveis.
*Lylian Brandão é CEO da Merco no Brasil.
Sobre a Merco
A Merco é uma empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que avalia reputação corporativa desde o ano 2000. Reconhecido como o primeiro monitor auditado do mundo, realiza no Brasil atualmente quatro monitores: Reputação Corporativa; Líderes Empresariais; Responsabilidade ESG e o Ranking Merco Talento.
Baseando-se em uma metodologia multistakeholder, composta por seis avaliações e 28 fontes de informação, a Merco está presente em 19 países, fornecendo uma variedade de estudos especializados, cada um adaptado às necessidades únicas de seus clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário