Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Atlas inédito que mapeia cidades brasileiras para PPPs é lançado em Brasília

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cíntia Neves
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cleyton Barros, da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos; Leonardo Santos, presidente do IPGC; Eduardo Correa, Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros; Reinaldo Fioravanti, do Banco Internacional de Desenvolvimento; Eduardo Santos, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima - Crédito da foto: (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR) Cleyton Barros, da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos; Leonardo Santos, presidente do IPGC; Eduardo Correa, Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros; Reinaldo Fioravanti, do Banco Internacional de Desenvolvimento; Eduardo Santos, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima - Crédito da foto: (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)

Documento produzido pelo IPGC foi lançado em parceria com o governo federal no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas

A diretoria do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), referência em gestão de municípios, comemora mais uma grande conquista para a instituição mineira de inteligência. Na última quinta-feira (13), o IPGC, em parceria com o Governo Federal, lançou o “Atlas de Territórios Brasileiros para Parcerias Público-Privadas de Cidades Inteligentes”, durante evento realizado no Centro de Convenções em Brasília.

Com o tema “A Cidade que queremos está em nossas mãos”, o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, reuniu prefeitos e gestores municipais de todo o país e contou com a presença da diretoria do IPGC, representada pelo presidente, Leonardo Santos; o vice-presidente, Thiago Grego; o diretor de parcerias, Luís Parma e o analista de dados e informações, João Pedro Levenhagen.

“O Atlas apresenta uma abordagem estratégica de regionalização e consorciamento intermunicipal que visa viabilizar a Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente até mesmo nos menores municípios do país, que poderiam não ter recursos para implantá-la individualmente. Para isso, o estudo elaborou quase 800 propostas de consórcios públicos”, explica Leonardo Santos, presidente do IPGC.

As soluções propostas pelo Atlas envolvem, por exemplo, iluminação pública em LED, geração de energia fotovoltaica e telecomunicações. Para possibilitar isso, o estudo propõe também o agrupamento de municípios para a gestão colaborativa de projetos, chamados Arranjos Inteligentes, o que garantiria o acesso a tecnologia oferecida para o desenvolvimento urbano para todas as regiões brasileiras.

Segundo o IPGC, caso os consórcios e os arranjos inteligentes sejam implementados, os municípios e o país poderão apresentar impactos positivos significativos. Melhoria na eficiência energética, com economia de 10 mil GWh por ano, redução de 1 milhão de toneladas de CO₂ por ano e geração de 3% de toda a energia consumida no país por painéis fotovoltaicos são consequências estimadas pelo Instituto de pesquisa.

O Atlas já está disponível para consulta de toda a população. Para conferir o documento, fruto da colaboração entre o IPGC e o Governo Federal, basta acessar o link: https://mailchi.mp/ipgc/z2rggs6kh2

Sobre o IPGC

Criado em 2013 em Divinópolis (MG), o IPGC nasceu com o objetivo de ser um catalisador de inovação, na promoção de pesquisas e concepção de novas tecnologias que podem ser aplicadas diretamente ao desenvolvimento urbano. O Instituto tem desenvolvido soluções que impactam milhões de pessoas e transformam cidades em todo o país.

Por meio de suas iniciativas, o IPGC ajuda a integrar soluções tecnológicas avançadas em sistemas de transporte, gestão de recursos hídricos e eficiência energética, que são essenciais para o aumento da resiliência das cidades. O Instituto modela, estrutura e executa projetos em áreas como infraestrutura, saúde e educação.

Atualmente, com sede em Belo Horizonte e atuação nacional, o IPGC é um dos maiores institutos de inteligência de cidades do país. Com mais de 120 projetos já desenvolvidos em 21 estados brasileiros, o IPGC atraiu mais de R$ 10, 4 bilhões em investimentos para as cidades. Por seus projetos de cidades inteligentes, o IPGC já recebeu premiação da ONU durante três anos consecutivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar