Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Susep poderá fechar associação que não se adequar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Susep poderá fechar associação que não se adequar

Autor – na época, como deputado federal – do projeto de lei que deu origem à Lei 213/25, a qual regulamenta as cooperativas de seguros e os grupos de proteção patrimonial mutualista, o atual presidente da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Lucas Vergilio, garante que, a partir de agora, a Susep terá pleno poder para fechar as associações de proteção veicular que não se adequarem ao novo marco legal.

Segundo ele, as associações que existem hoje terão prazos para se adequarem e ficar sob o “guarda-chuva” de uma administradora, que será uma sociedade anônima (S.A.).

Dessa forma, além de ter a supervisão e fiscalização do órgão regulador do mercado de seguros, essas associações vão ficar sob a lei das SAs e terão um prazo para poder fazer isso. “Aquelas que não cumprirem esse prazo, aquelas que não seguirem um estatuto e estiverem sob uma administradora vão continuar sendo parte de um mercado ilegal e marginal. A Susep, então, vai ter condição – e a lei permite isso – de realizar o fechamento dessa associação”, afirmou Lucas Vergilio, ao participar, quinta-feira passada (06 de fevereiro), da live realizada pela ENS sobre o tema “Reflexos e Repercussões sobre a Lei Complementar 213/2025”.

Ele acrescentou ainda que o mercado ganhará ainda a figura das cooperativas de seguros, que vai atuar como uma seguradora e terá que cumprir a lei e as normas do CNSP e da Susep. “O principal é a proteção ao consumidor, a garantia de quem está ali colocando o seu patrimônio. Ele vai ter as condições legais de poder ter o seu patrimônio ressarcido, vai ter também a quem recorrer”, pontuou Vergilio.

Ainda na live, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, também frisou que a lei resolve um grave problema do setor, a atuação de um segmento que atuava à margem da lei e que crescia rapidamente. Ele lembrou que existem cerca de quatro mil associações de proteção atuando sem uma regra, sem uma legislação, sem as exigências que possam garantir os direitos do consumidor. “Isso é muito preocupante, porque algumas dessas instituições são sérias, mas outras não. E o Estado não tinha como buscar supervisionar e eventualmente sancionar. Do jeito que estava era o pior dos cenários para todos, para os Corretores de Seguros e, principalmente, para os consumidores”, ponderou o presidente da Fenacor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar