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A revolução do marketing imobiliário em 2025 tem três pilares: tecnologia, experiência e propósito, por Julia Padula

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O marketing imobiliário está passando por uma transformação profunda, e 2025 será o marco de um setor mais conectado à tecnologia e às expectativas do consumidor. Assim como em outros segmentos, incorporadoras, construtoras e corretoras que não se adaptarem a essa nova realidade correm o risco de ficar para trás em um mercado cada vez mais competitivo.

A experiência do cliente é o eixo central das novas tendências. O consumidor contemporâneo já não busca apenas um imóvel; ele deseja uma experiência que combine agilidade, personalização e inovação. Ferramentas como Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual (RV) se tornam indispensáveis para criar interações imersivas e convenientes, desde o primeiro contato com um projeto até a assinatura do contrato. O cliente quer explorar um imóvel sem sair de casa, contar com atendimento imediato e receber ofertas alinhadas às suas preferências.

Nesse sentido, a inteligência artificial tem sido uma grande aliada. Ela vem revolucionando o atendimento ao cliente com chatbots cada vez mais eficientes e otimizando campanhas com base em análises preditivas. Ao lado do Big Data, essas tecnologias oferecem insights valiosos sobre comportamentos e preferências, permitindo estratégias mais assertivas e personalizadas. Em outras palavras, assim como no varejo e em tantos outros setores, a tecnologia é um caminho incomparável para que o mercado imobiliário – em todas as suas perspectivas, do consumidor às empresas – tome decisões cada vez melhores e, claro, aumente a assertividade das campanhas de marketing, seja na criação, desenvolvimento ou implantação de novos projetos.

Além da tecnologia, o marketing imobiliário precisa refletir sobre a diversidade do público e sobre propósitos das marcas. Millennials e a Geração Z valorizam empresas que dialoguem com suas expectativas, enquanto a Geração Alpha já demonstra atenção às questões ambientais e sociais. Portanto, as empresas que investirem em acessibilidade e inclusão ampliarão seu alcance e fortalecerão sua imagem perante um público cada vez mais exigente. Já as que não se atentarem a esses aspectos, mais uma vez, tendem a perder relevância.

Com tantos dados circulando, a segurança da informação certamente se torna um aspecto crucial nesse processo. Obviamente, o mundo está mais digital, e garantir a proteção dos clientes é essencial para construir confiança e evitar riscos. Investir em cibersegurança não é apenas uma medida preventiva, mas uma estratégia que agrega valor e diferencia a marca no mercado. Sob a perspectiva das campanhas de marketing, isso fortalece a confiança do cliente, valoriza a marca, atrai consumidores que priorizam a confiança e ainda posiciona a empresa como inovadora e responsável no seu mercado.

Construir marcas fortes e autênticas já é determinante e será ainda mais relevante no futuro. Empresas que se apresentarem com clareza e criarem vínculos emocionais com os consumidores terão uma vantagem significativa. Em um mercado onde a escolha do cliente vai além do preço, o propósito e a identidade dos projetos serão fatores decisivos. O marketing imobiliário de 2025 será uma combinação de tecnologia, personalização e propósito, e as empresas que abraçarem essas mudanças estarão prontas para atender a um consumidor que valoriza uma jornada inovadora e humanizada.

Julia Paula é Head de Marketing da Benedo desde julho de 2023. Formada em Gestão pela Universidade Europeia e pós-graduada em Design Thinking for Leadership na The New School em Nova Iorque (EUA), Julia já trabalhou em agências de marketing e empresas, como tm1, WPP, twist, Ginga, MAUI, EBAC, e atendeu grandes marcas, como Estapar, Meli, Meta, Netflix, Nestlé, Renault, AstraZeneca, MSD, AB Brasil, entre outras. Como jornalista, é colunista do Promoview e já escreveu para as revistas Rolling Stone e Zupi. Além disso, é cofundadora da Mapoteca®, um estúdio de design baseado na colaboração entre criativos, clientes e agências.


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