Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista dá 9 lições de como ter sucesso nos negócios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Henrique Mol possui mais de 14 anos de experiência no mercado de franchising e, nesse tempo, adquiriu conselhos e lições importantíssimas para um negócio de sucesso e agora repassa isso ao público

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber se destacar no mundo do empreendedorismo ao começar um negócio próprio é uma boa solução. Mas como saber o que fazer para ter esse destaque? Se você é iniciante, já se fez essa pergunta e sabe que começar um novo empreendimento requer muito trabalho e dedicação.

A boa notícia para quem está começando é que você não precisa lidar como se estivesse abrindo a primeira empresa do mundo. Vale muito a pena aprender com as lições de empreendedores mais experientes para não cometer os mesmos erros e andar pela mesma estrada de sucesso.

Pensando assim, Henrique Mol, especialista em franchising e empreendedorismo e presidente da holding Encontre Sua Franquia, criou uma lista de nove lições e conselhos que aprendeu ao longo do tempo e agora repassa seus ensinamentos aos iniciantes.

Nove lições para ter sucesso com negócios

1- Encontre uma paixão

Para Henrique, é fundamental para o empreendedor iniciante encontrar um negócio pelo qual é apaixonado, isso o ajudará a se manter mais entusiasmado e motivado a fazer aquele negócio a dar certo. “A paixão funciona como combustível para um negócio e é o que mantém o empreendedor entusiasmado mesmo quando aparece os desafios. Se você começar um negócio que te deixa feliz, a chance de você desistir é menor. Você precisa gostar do que vai fazer com o negócio, porque é isso que vai manter seu foco e a sua dedicação dentro da empresa”, orienta.

2- Não espere ter tudo para começar

Segundo o especialista, muitas pessoas esperam o momento ideal ou perfeito da economia para iniciarem um negócio, porém, para Henrique, esse momento pode nunca chegar. “O ideal é usar os recursos que você tem, os conhecimentos que você adquiriu e a rede de contatos que você têm acesso. Dá o primeiro passo! Mesmo trabalhando com limitações, seu negócio pode dar super certo, porque isso vai te ajudar a ser criativo e criar soluções únicas para desafios que aparecer”.

3- Não tenha medo de começar pequeno

“Grandes impérios muitas vezes começam como ideias simples que são desenvolvidas aos poucos. É importante você lembrar que o sucesso não é medido pelo tamanho do seu início, mas pela visão, determinação e capacidade de crescer e se adaptar. Começar pequeno também te dá vantagens como a proximidade maior com o projeto, com o controle da operação e a facilidade de entender os seus clientes”, explica Henrique.

4- Faça uma reserva de emergência

O especialista orienta que é de extrema importância o empreendedor ter uma reserva de emergência pessoal antes de abrir um negócio. Isso porque, no começo do negócio você vai ter incertezas financeiras, ganhos imprevisíveis. “Você precisa ter um dinheiro guardado para lidar com as suas contas em casa, pois isso vai te dar mais tranquilidade no dia a dia e diminuir a pressão do seu negócio e o risco de você tomar decisões precipitadas”, afirma Mol.

5- Aprenda sobre o mercado antes de investir

“Você precisa desenvolver um conhecimento profundo sobre o mercado que vai entrar, porque com isso, você vai conseguir reconhecer oportunidades, identificar desafios, entender o comportamento do consumidor, avaliar a concorrência e se preparar. Então, eu sugiro bastante pesquisas de mercado, análises de tendências e estudos de casos. Com isso, quando você começar isso, com o maior número de informações e insights possíveis, vai aumentar muito suas chances de ter sucesso no seu negócio”, revela o especialista.

6- Comece o negócio para oferecer e não para ganhar

De acordo com Henrique, o empreendedor iniciante precisa começar um negócio com o objetivo de oferecer algo valioso para o mundo, e não buscar somente lucros. “Esse conselho deveria ser levado a sério por todos os empreendedores, porque isso aumenta a qualidade e a paixão por trás do seu produto ou serviço e também constrói uma conexão mais autêntica com seus clientes. Quando o foco é em contribuir para resolver um problema real ou atender uma necessidade específica, o sucesso financeiro vem como uma consequência natural e você também vai trabalhar sabendo que tem um propósito maior”, explica.

7- Enfrente os desafios

“Um dos conselhos mais valiosos que eu posso te dar como empreendedor é: enfrentar os problemas dos negócios sem deixar se abater. É um desafio, porque é muito mais fácil desistir, mas você precisa sempre buscar resolver os problemas da melhor forma possível. A jornada empreendedora é cheia de desafios e obstáculos que vão testar a sua resiliência, criatividade e determinação. Então, você precisa ter uma postura positiva e proativa diante das dificuldades para conseguir encontrar soluções mais eficazes, inspirar sua equipe e fortalecer a cultura da sua empresa”.

8- Trate os erros como aprendizados

No empreendedorismo, os contratempos são inevitáveis, mas a maneira como você trata eles vão definir a trajetória do seu negócio. “Encarar os erros como uma oportunidade de crescimento, vai ajudar a entender as lições de cada experiência e a melhorar suas habilidades, com isso você vai desenvolver um hábito de inovação e conseguir transformar as falhas em uma base sólida para fazer grandes coisas para dar certo com a sua empresa”, orienta Henrique.

9- Divulgue seu negócio

Por fim, Henrique relembra aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado”. É preciso comunicar o seu negócio, falar da sua paixão, a sua visão e os diferenciais do seu empreendimento, isso é algo que ajuda a atrair clientes e parceiros e criar uma rede de apoio para você se desenvolver.

“Você pode falar do seu negócio para todo mundo que conhece e para pessoas que podem ser seus potenciais clientes, seja nas suas conversas cotidianas, nas redes sociais, em eventos de networking e em cada oportunidade que você tiver. Só cuidado para não virar chato, você não tem apenas que divulgar o seu negócio, mas falar do que ele oferece. Fale com paixão, porque a paixão é contagiante, se você mostrar entusiasmo pelo seu projeto, vai inspirar outras pessoas a se engajarem, seja comprando um produto/serviço, seja falando da sua empresa para mais pessoas. Falar é uma ferramenta poderosa para construir pontes, inspirar confiança e abrir portas para novas oportunidades”, finaliza Henrique.

Sobre o Henrique Mol

Henrique Mol, natural de Belo Horizonte/MG, é presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Entre Sua Viagem, SUAV, Zaplus Car, Acquazero, Quisto Corretora de Seguros e Only Mule, que juntas somam mais de 1 mil franqueados no Brasil e exterior e teve faturamento anual de R$ 220 milhões em 2023. O empresário também conta com seu próprio canal sobre franquias no Youtube (www.youtube.com/@HenriqueMol1). Ele utiliza o espaço para falar sobre diversas oportunidades de negócios em diferentes segmentos. Hoje o canal soma mais de 100 mil inscritos, 2 mil vídeos e mais de 4 milhões de visualizações, o que o deixa no 3º lugar como o maior youtuber referência no franchising.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar