Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Desempenho da Previ em 2024 gera alerta no TCU, que abre auditoria

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/Manuella Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu, na última quarta-feira, com urgência, auditoria para avaliar o desempenho financeiro da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. Com base em informações divulgadas, a abertura foi realizada a pedido do ministro Walton Alencar Rodrigues, que disse: “Os resultados obtidos em 2024 dão causa a gravíssimas preocupações”.

Segundo informações publicadas pela Previ, o ministro relatou que, entre janeiro e novembro de 2024, um dos planos de previdência da entidade registrou prejuízo de R$ 14 bilhões. Ainda de acordo com ele, em cada um dos dois anos anteriores, o resultado tinha sido positivo, em aproximadamente R$ 5 bilhões. O ministro afirmou também que os investimentos feitos pela Previ no ano passado renderam 1,58%, enquanto em 2023 o retorno tinha sido de 16,12%. “Ou seja: se [em 2024 os administradores] tivessem pegado o dinheiro e comprado títulos do Tesouro, [os investimentos] teriam rendido o valor integral da Selic e mais acréscimos”, disse. “O fato é seríssimo, elevando os riscos dos segurados do Banco do Brasil, da Previ.”

A matéria do Valor Econômico também afirma que Rodrigues comentou que o “desempenho foi substancialmente menor [em 2024] para quase todas as classes de investimento: renda fixa, renda variável, ativos imobiliários e investimentos estruturados”.

O ministro acredita que esse desempenho traz riscos inclusive para o Banco do Brasil (BB) e ao governo federal, já que a instituição é uma sociedade de economia mista. Por isso, a União “em caráter extraordinário poderá ser obrigada até a contribuir paritariamente com os segurados”. O pedido foi acatado pelo presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho, que determinou a abertura da auditoria.

O portal procurou a Previ, que divulgou uma nota se posicionando a respeito. Uma fonte próxima ao assunto afirmou ao Valor que os planos da Previ têm “zero risco de equacionamento”. O equacionamento é uma forma de financiar um déficit em planos de previdência para que os participantes possam receber os benefícios futuros. Quando isso ocorre, o resultado deficitário é compensado por patrocinadores, participantes e assistidos.

De acordo com a fonte ouvida pelo Valor, os dados sobre desempenho dos fundos geridos pela Previ são públicos e disponibilizados mensalmente. O resultado de dezembro é o único que ainda não foi divulgado, o que será feito quando o fundo consolidar o resultado do ano completo, em março.

“Não é surpresa que tenha sido um ano difícil por razões conjunturais, os dados são publicados todos os meses”, disse a fonte, que atribuiu a abertura da auditoria a “um movimento político para atacar a atual gestão do fundo”.

O fim da obrigatoriedade da chamada “marcação a mercado” dos títulos na carteira dos fundos de pensão, aprovado em dezembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e com prazo para adaptação até 2026, pode ter influência nos resultados da Previ.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar