Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Marketing de produto: entenda o conceito e aplique em seu negócio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verônica Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Banco de imagens gratuito pexels Banco de imagens gratuito pexels

Entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio e seu negócio saudável

O marketing de produto vai muito além de lançar um item e esperar resultados. É um processo que envolve analisar o mercado, entender as dores do público e planejar a evolução de cada oferta ao longo do tempo. Muitas empresas ainda confundem essa área com o marketing tradicional, mas, como explica o especialista Rafael Ribas, o grande diferencial está em “gerenciar o ciclo completo do produto, desde a concepção até a retirada de linha, sempre alinhado à estratégia de negócio e às necessidades do cliente”.

Para desmistificar esse processo, Ribas acaba de lançar o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de produtos”, que reúne boas práticas e exemplos reais do mercado brasileiro. Segundo o autor, a obra surgiu da vontade de compartilhar experiências que não se encontram facilmente em manuais ou cursos isolados. “Como Rafael Ribas diz em seu livro, entender o que motiva o consumidor é essencial para evitar fracassos e manter o portfólio saudável”, ressalta.

O uso de dados e o feedback constante do público são pontos centrais dessa abordagem. Marcas como Netflix e Amazon se destacam por coletar informações de seus clientes, adequando sugestões e ofertas em tempo real. Ao mesmo tempo, empresas como Starbucks e LEGO criam canais de participação ativa para entender e antecipar desejos. Para Ribas, é fundamental compreender que “se você não entende de pessoas, não vai entender de negócio”, pois as decisões relacionadas a inovação, preço, distribuição e até descarte do produto devem levar em conta a experiência do cliente, independentemente do segmento de atuação.

Outro diferencial do marketing de produto é a necessidade de, às vezes, abrir mão de produtos que já não atendem às expectativas do público. Conforme Ribas descreve, é comum as empresas se apegarem a um produto por anos, ignorando mudanças no mercado. Nesse sentido, o especialista destaca a importância de ter uma estratégia de descontinuação, ao mesmo tempo em que se investe na criação de algo realmente inovador. “No livro, abordo como definir o momento certo de retirar um produto e a maneira mais eficiente de realizar essa transição sem perder a confiança do cliente”, explica.

Para quem deseja se aprofundar, o livro “Marketing de Produtos Descomplicado: Domine o jogo da gestão de produtos”, já está disponível. A obra foi lançada no último dia 28 de janeiro, na Livraria da Vila do Pátio Batel, em Curitiba. Durante o evento, Ribas ministrou uma palestra gratuita sobre “A importância de olhar para o cliente ao criar um produto”, na qual compartilhou exemplos práticos e discutiu como qualquer empreendedor, independentemente do porte da empresa, poderia adotar um pensamento mais estratégico e centrado no consumidor.

Segundo o autor, o livro é apenas o começo de uma jornada contínua de aprendizado. “Como Rafael Ribas disse, quem domina o jogo do marketing de produto está sempre atento à evolução tecnológica, às preferências do público e às novidades do mercado, porque inovar deixa de ser algo esporádico e passa a ser um hábito dentro das organizações.”

SERVIÇO
Rafael Ribas
Especialista em marketing de produto
(41) 99972-1333
Instagram: @rdpr.oficial
Rua Salvador, 187, Cajuru. Curitiba-PR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar