Apenas 26,7% dos empresários contratam algum tipo de seguro para o seu negócio, aponta pesquisa inédita da CNseg (Destaque)
Apenas 26,7% dos empresários contratam algum tipo de seguro para o seu negócio e somente 20,9% algum seguro para os colaboradores da empresa. Além disso, a maioria dos micros e pequenos empreendedores (MPEs) só busca seguros empresariais após enfrentar tragédias, como roubos ou incêndios, ou por obrigação legal. É o que a pesquisa “Caminhos para Ampliação da Penetração de Seguros no Segmento PME”, realizada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Para Alexandre Leal, diretor Técnico, de Estudos e Relações Regulatórias da CNseg, os dados revelam um cenário preocupante de vulnerabilidade entre os empresários, destacando os riscos financeiros que a falta de seguros pode trazer. “Essa ausência de seguros para mais de 70% dos entrevistados reflete um cenário preocupante de alta exposição aos riscos, o que pode comprometer a estabilidade financeira desses empresários em situações adversas”, aponta.
A pesquisa aponta que a baixa percepção de risco e as restrições econômicas são os principais obstáculos à contratação de seguros, mais relevantes do que o desconhecimento sobre os produtos disponíveis. Além disso, 42% dos empresários manifestam preocupação com a capacidade de cumprir seus compromissos financeiros, enquanto em 30,2% dos casos, a inadimplência surge como um fator de impacto significativo.
Outra conclusão da pesquisa foi que microempresas e empresas de pequeno porte demonstram maior adesão a seguros do que os microempreendedores individuais (MEIs).
A CNseg vê na pesquisa uma oportunidade de promover ajustes nas ofertas de seguros para que sejam mais acessíveis e alinhadas às reais necessidades dos MPEs. Segundo a entidade, é essencial fortalecer o diálogo entre seguradoras, corretores e empresários para construir soluções que contribuam não apenas para a proteção dos negócios, mas também para o crescimento sustentável da economia brasileira.
Sobre a pesquisa
O estudo, dividido em três fases, foi realizado pela Comissão de Inteligência do Mercado da CNseg em parceria com a Maena Inteligência Analítica. Seu objetivo foi investigar a relação entre micro e pequenas empresas (MPEs) e corretores de seguros, segmento responsável por cerca de 30% da produção de riqueza do país.
A pesquisa incluiu 86 micro e pequenos empreendedores e 156 corretores de seguros, sendo dividida em duas etapas: uma qualitativa, com entrevistas aprofundadas, e outra quantitativa, por meio de formulários online. Entre os empresários participantes, 59,3% atuam no comércio, 38,4% no setor de serviços e 2,3% na indústria. Mais da metade das empresas (51,2%) têm entre um e três anos de operação, e muitos empreendedores iniciaram seus negócios em resposta a desafios ou mudanças profissionais. Apenas 5,8% das empresas possuem mais de 10 anos de atividade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário