Brasil,

Proteção de dados: a privacidade é a atual prioridade estratégica às organizações

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Vercelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para celebrar o Dia Internacional de Proteção de Dados, instituído pelo Conselho da Europa em 2006, a Check Point Software ressalta que a privacidade de dados deixou de ser somente uma questão de conformidade regulatória para se consolidar como uma prioridade estratégica nas organizações. Empresas que integram a proteção de dados em sua operação têm uma vantagem competitiva significativa, impulsionando confiança do consumidor, inovação e eficiência operacional.

“Diante disso, as organizações devem atentar a outros fatores para um plano estratégico de proteção de dados, como a falta de treinamento adequado sobre práticas de privacidade que pode resultar em violações de dados, multas severas e danos irreparáveis à reputação. Por isso, investir em programas robustos de treinamento não é apenas uma exigência legal, mas uma estratégia para criar uma cultura de segurança e confiança”, afirma Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software no Brasil.

Além disso, com a crescente adoção de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA) e computação em nuvem, nas operações empresariais também aumenta a necessidade de incorporar a ética e a transparência na gestão de dados corporativos e pessoais. De um lado, a pressão dos consumidores por maior controle sobre suas informações exige que as empresas adaptem suas estratégias para atender às regulamentações e às expectativas de um mercado cada vez mais consciente.

De acordo com a Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP), o número de crimes digitais praticados no Brasil em 2024 cresceu 45% em relação ao ano anterior, somando cerca de 5 milhões de fraudes, sendo as mais comuns os golpes bancários, phishing e engenharia social.

De outro, a prevenção para que dados corporativos e até pessoais não sejam sequestrados para ataques de ransomware, entre outras ameaças e ciberataques. Segundo o Relatório de Inteligência de Ameaças da Check Point Software, uma organização no Brasil está sendo atacada em média 2.720 vezes por semana nos últimos seis meses (agosto 2024 a janeiro 2025), em comparação com 1.845 ataques por organização no mundo.

Assim, a interseção entre IA e privacidade de dados apresenta tanto oportunidades quanto desafios. “Ao incorporar segurança e privacidade desde a concepção, as organizações podem maximizar o potencial da IA enquanto garantem conformidade e protegem os dados dos usuários”, diz Falchi.

Ele destaca a seguir o porquê de esses cenários tornarem a proteção de dados essencial e estratégica às organizações:

- Confiança do Consumidor: Com preocupações crescentes sobre segurança, consumidores buscam empresas que tratem seus dados de forma responsável e com privacidade.
- Eficiência Operacional: A inclusão da privacidade em decisões diárias permite identificar riscos e evitá-los antes de se tornarem problemas.
- Conformidade e Competitividade: Regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, favorecem organizações preparadas e destacando-as no mercado e protegendo sua reputação.
- Prevenção de Erros Humanos: A maioria das violações ocorre por falhas humanas, reforçando a necessidade de treinamento contínuo.
- Cultura de Privacidade: Programas de treinamento constroem uma cultura organizacional que valoriza segurança e conformidade.

“Neste Dia Internacional de Proteção de Dados, reforçamos às empresas que adotem uma postura proativa, garantindo não apenas a conformidade regulatória, mas também sua relevância em um cenário de negócios cada vez mais competitivo e pautado pela ética e transparência”, reforça Falchi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar