4 dicas para empreender no e-commerce em 2025
De fato, o e-commerce apresenta crescimento acelerado a nível global. Neste ano, o setor projeta faturamento de R$ 234,9 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Frente à concorrência visceral, o setor exige uma estratégia clara para que haja crescimento sustentável e competitivo. Por isso, é fundamental uma análise detalhada da operação atual, capaz de identificar pontos fortes e frágeis, além de estabelecer prioridades e identificar oportunidades de melhoria. Estas etapas são indispensáveis para os empreendedores que buscam construir uma trajetória de sucesso no e-commerce.
Nesse sentido, Nícolas Fernandes, CSO da Social Digital Commerce, um dos maiores players do mercado de Full Digital Commerce do Brasil, listou abaixo quatro dicas indispensáveis para empreender no e-commerce neste ano. Confira:
Avalie os indicadores de desempenho (KPI’S): Realize uma análise aprofundada dos principais indicadores de desempenho, conhecidamente como KPIs. Esses dados traçam uma radiografia detalhada da operação, identificando assim gargalos que podem restringir o crescimento do negócio e orientam os esforços para as áreas que realmente impactam o sucesso da empresa.
Tidos como indispensáveis, os KPIs mais relevantes para o monitoramento da operação de e-commerce são: taxa de conversão, ticket médio, custo de aquisição de cliente (CAC), lifetime value, logística reversa, itens por pedido, OTIF, entre outros. A partir da avaliação destes indicadores de performance, é possível atrair novos clientes e aumentar o ticket médio.
Invista na experiência do cliente: Este passo é crucial para o sucesso de qualquer e-commerce e a implementação de tecnologias inovadoras eleva essa experiência a um novo patamar. A aplicação de inteligência artificial no SAC, por meio de chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, não apenas diminui custos operacionais como também acelera o atendimento. Por outro lado, os sistemas de recomendação personalizados, que sugerem produtos com base no histórico do cliente, ajudam a aumentar as conversões, enquanto as ferramentas de análise preditiva, ao anteciparem as demandas, auxiliam na otimização dos estoques e na prevenção de rupturas, oferecendo uma jornada de compra mais ágil e satisfatória.
Aposte nas plataformas de e-commerce: Essencial para suportar o crescimento do tráfego e das vendas, as plataformas simplificam o processo de compra e minimizam as taxas de abandono de carrinho.
De fato, sites lentos comprometem a experiência do usuário e impactam negativamente o SEO. De acordo com uma pesquisa da Akamai Technologies, 77% dos brasileiros abandonam suas compras online devido a insatisfações com o site ou aplicativo, sendo que 20% das desistências ocorrem exclusivamente por sites morosos ou que apresentam falhas.
Além disso, a logística também pode ser um fator crucial para a satisfação do cliente. A produtividade da equipe precisa assegurar o sucesso logístico e ações como treinamentos e automação favorecem a eficiência operacional.
Atente-se ao mercado: Expandir um e-commerce requer planejamento, execução e acompanhamento contínuo. Ao criar uma estratégia bem estruturada, fundamentada na análise detalhada dos KPIs e na implementação de boas práticas em áreas como produtos, tecnologia, plataforma e logística, é possível alcançar resultados significativos e garantir um crescimento sustentável a longo prazo.
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