Empreendedorismo em alta: crescimento de Microempresas impulsiona economia brasileira
Segundo um levantamento, mais de 874 mil microempresas foram registradas no ano passado, representando um crescimento de 21%, índice que supera até mesmo o aumento de Microempreendedores Individuais (MEIs)
O empreendedorismo no Brasil vem ganhando força nos últimos anos, tornando-se um dos principais motores da economia. Dados recentes mostram que, em 2024, o segmento de microempresas foi o que mais cresceu entre os pequenos negócios abertos.
Segundo um levantamento, mais de 874 mil microempresas foram registradas no ano passado, representando um crescimento de 21%, índice que supera até mesmo o aumento de Microempreendedores Individuais (MEIs), que tradicionalmente lideram os números de novas formalizações.
O mentor de empresários André Minucci e especialista em mentoria empresarial, explica que esse cenário é fruto de uma combinação de fatores, como avanços tecnológicos, mudanças no mercado de trabalho e um maior acesso a informações sobre empreendedorismo.
“Esse crescimento das microempresas reflete por uma realização pessoal e novas oportunidades em um mercado em constante transformação. Muitos profissionais, antes empregados em grandes empresas, viram no empreendedorismo uma saída para driblar crises e alcançar maior qualidade de vida”, afirma.
Microempresas
Além de contribuírem com a geração de emprego e renda, essas empresas têm a flexibilidade necessária para se adaptar às demandas do mercado, aproveitando tendências como a digitalização e a personalização de produtos e serviços.
Sendo assim, em 2024, esse crescimento se deu principalmente em setores como tecnologia, comércio eletrônico e serviços especializados. O consumidor mudou, e os empreendedores que souberam atender essa nova demanda se destacaram.
Desafios e oportunidades
Apesar do crescimento expressivo, empreender no Brasil ainda é um desafio. Altos custos tributários, burocracia e dificuldades de acesso a crédito são algumas das barreiras que os pequenos empresários enfrentam diariamente. Entretanto, Minucci ressalta que o aumento do número de microempresas demonstra a resiliência e criatividade do empreendedor brasileiro.
“O grande segredo é investir em planejamento, capacitação e networking. Muitos empreendedores começam sem conhecer os fundamentos de gestão e acabam enfrentando dificuldades”, aconselha Minucci.
Um olhar para o futuro
O avanço das microempresas em 2024 marca uma evolução significativa no ecossistema empreendedor brasileiro. Representando 70% da geração de empregos, de acordo com o Sebrae, esses pequenos negócios desempenham um papel essencial no desenvolvimento regional e na redução da desigualdade social.
Esse crescimento ressalta a necessidade de ampliar investimentos em capacitação e infraestrutura, garantindo um suporte sólido para o fortalecimento dos empreendedores e consolidando o espírito inovador que impulsiona o Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário