Brasil,

Porto firma parceria com a WayCarbon para um plano de descarbonização e análise pioneira de emissões seguradas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Sawaia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Metodologia trará visibilidade sobre negócios intensivos em carbono para que a companhia identifique e apoie em suas jornadas de descarbonização

A Porto, ecossistema de soluções de serviços de proteção com 18 milhões de clientes, firmou uma parceria com a WayCarbon, empresa global e referência em soluções climáticas voltadas para a transição justa e resiliente rumo a uma economia Net-Zero, para o desenvolvimento de um plano de descarbonização para a companhia. O projeto está alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, visando a ambição de estruturar metas de redução de emissões baseadas na ciência, e contará com uma metodologia pioneira para o cálculo das emissões seguradas.

A Porto já calcula as emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1, 2 e algumas categorias aplicáveis do escopo 3, e com apoio da WayCarbon, visa dar os próximos passos no tema. “O desafio base do projeto será o cálculo do escopo 3, que envolve a mensuração das emissões indiretas da cadeia de fornecedores da companhia (categorias 1 a 14), e um projeto específico para a categoria 15, referente às emissões financiadas e seguradas da Porto”, explica Higor Turcheto, Gerente de Mitigação da WayCarbon.

O trabalho ainda almeja o estabelecimento de metas de redução consistentes e engajamento da cadeia de valor em projetos de mitigação. “A Porto tem plena consciência de que o enfrentamento das mudanças climáticas é urgente e inevitável. Nossa Estratégia de Mudanças Climáticas, com foco na descarbonização, reflete esse compromisso em todas as etapas, desde o diagnóstico de emissões até a definição de metas de longo prazo com engajamento de diferentes stakeholders”, afirma Viviane Pereira, gerente de Sustentabilidade da Porto.

Metodologia inovadora para estimar emissões seguradas

O setor de seguros desempenha um papel importante na transição para uma economia de baixo carbono ao proteger organizações e pessoas físicas contra danos materiais causados pela mudança do clima. Com o aumento de desastres climáticos, a demanda por seguradoras cresce, especialmente em setores que requerem seguros específicos para adaptação. Conforme a transição para uma economia de baixo carbono e a contabilização do carbono evoluem, as seguradoras podem identificar quais os setores e negócios em suas carteiras necessitam de soluções mais refinadas para avançar na descarbonização, a exemplo da agropecuária, bastante afetada pelos efeitos das mudanças climáticas, desempenhando assim um papel ativo na transição climática.

Nesse projeto, o cálculo de emissões financiadas será feito pela Porto Asset (investimentos e participações) e pelo Porto Bank (operações de crédito e financiamento), o que representa um primeiro passo para o monitoramento desse indicador chave de impacto climático para instituições financeiras. Já as emissões seguradas serão baseadas em uma metodologia ainda mais recente, pioneira no Brasil. “Será o primeiro case brasileiro do cálculo de emissões seguradas. Utilizaremos a metodologia da Partnership for Carbon Accounting in Financials (PCAF) e uma solução integrada para contribuir com os desafios de gestão de emissões de GEE corporativas e do negócio. A visão integrada será relevante para dimensão de valores e impactos financeiros no processo”, avalia Bruna Araújo, Gerente de Finanças Sustentáveis da WayCarbon.

Outro ponto relevante do trabalho é o engajamento dos colaboradores e executivos da empresa no tema. “A Porto está adquirindo mais conhecimento sobre as metodologias empregadas, o que traz mais clareza de como e que tipo de projetos deverão atuar para a descarbonização do negócio. As ações de engajamento realizadas ao longo do projeto auxiliam tecnicamente o processo de coleta de dados, mas também fornecem um apoio estratégico para a equipe de sustentabilidade, ao demonstrar a relevância e resultados do projeto para diversas áreas da companhia”, explica Bruna Araújo.

“Na Porto, acreditamos que enfrentar as mudanças climáticas exige ações concretas e mensuráveis. A parceria com a WayCarbon marca um passo estratégico em nossa trajetória, trazendo inovação e fortalecendo nosso compromisso com a sustentabilidade. Estamos certos de que essa colaboração gerará resultados positivos tanto em nossas operações quanto em toda a cadeia de valor, promovendo práticas responsáveis e inspirando um futuro mais sustentável”, complementa Viviane.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar