Gamificação e fidelização em alta: conheça empresas que usam a estratégia para reter e atrair novos clientes em 2025
Conheça as companhias que estão redefinindo a fidelização por meio de elementos de jogos
A gamificação está rapidamente se afirmando como uma estratégia inovadora para fidelizar clientes. Ao incorporar elementos de jogos nas experiências de marca, as empresas estão aumentando o engajamento e transformando a maneira como os consumidores interagem com seus produtos e serviços. De acordo com a Precedence Research, o mercado de gamificação terá um crescimento anual de 27,99% entre 2023 e 2032, atingindo US$ 116,68 bilhões. Dados do Panorama da Fidelização no Brasil 2023 revelam que empresas que investem em programas contínuos e estruturados têm seis vezes mais interações com seus melhores clientes.
Essa abordagem dinâmica e interativa oferece uma nova perspectiva sobre a fidelização, tornando o processo mais divertido, envolvente e engajando os consumidores em práticas de impacto social e ambiental. Com a gamificação, as marcas conseguem criar experiências memoráveis que não apenas capturam a atenção dos consumidores, mas também incentivam a lealdade a longo prazo.
Em linha com essa tendência, destacamos duas empresas que estão adotando a gamificação para atrair e reter novos clientes em 2025. Confira!
Prospera
A Prospera é uma plataforma pioneira em benefícios sustentáveis no Brasil, transformando a maneira como empresas e pequenos negócios economizam e impactam positivamente o meio ambiente. Um de seus principais diferenciais é o Selo Verde, que evidencia o compromisso com a sustentabilidade e oferece descontos de até 100% na conta de luz, além de créditos de carbono. Esse selo é uma ferramenta eficaz para fidelizar clientes, associando a marca a práticas sustentáveis.
O Selo Verde Prospera é uma solução digital inovadora que transforma escolhas responsáveis em benefícios reais, promovendo a sustentabilidade de forma acessível. Personalizável e seguro, o selo pode conter informações sobre a energia limpa associada e o impacto ambiental gerado, como créditos de carbono, conectando cada transação a uma causa maior. A jornada de benefícios do Selo Verde é projetada para engajar consumidores e criar valor em suas escolhas sustentáveis. Ao utilizar o selo, os clientes acumulam vantagens que incluem participação em sorteios exclusivos, prêmios e descontos na conta de luz. Essa dinâmica incentiva a adoção de práticas conscientes no dia a dia, promovendo uma economia circular que beneficia as pessoas e o planeta.
Além disso, a Prospera, pioneira no setor de benefícios sustentáveis, oferece a Assinatura Verde, um serviço dedicado a pequenos comerciantes interessados em acessar energia solar limpa de forma prática. Esse modelo inovador permite o compartilhamento eficiente de energia gerada, proporcionando economia direta e cashback em cada transação, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e a geração de valor. Desde sua criação, a iniciativa tem conquistado empresas e consumidores ao oferecer uma plataforma que combina responsabilidade ambiental, inovação tecnológica e benefícios tangíveis. A Prospera segue ampliando sua rede de parcerias e inspirando um movimento global em prol da sustentabilidade.
Para Marcelo Freitas, CEO da Prospera, a gamificação não é apenas uma ferramenta de fidelização, mas um canal poderoso de educação e mobilização para o ESG. “A crescente conscientização dos consumidores sobre questões sociais e ambientais torna a gamificação essencial para fidelização, educação e mobilização. Promover práticas sustentáveis por meio da gamificação engaja os clientes e fomenta uma consciência coletiva em busca de um futuro melhor. É fundamental que as empresas se posicionem como aliadas da sociedade na construção de uma economia mais justa”, conclui Freitas.
Loyalme by Cuponeria
A Loyalme é uma startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer soluções de fidelização. A startup aposta em soluções criadas a partir da Inteligência Artificial Preditiva, tecnologia que permite prever os comportamentos, desejos e necessidades dos clientes, e desta forma criar ofertas e benefícios personalizados para a necessidade de cada empresa e público.
A gamificação é uma das principais estratégias de fidelização que a empresa desenvolve, integrando elementos de jogos em atividades empresariais para criar experiências mais envolventes e motivadoras. Essa abordagem estratégica transforma tarefas cotidianas em desafios dinâmicos, e é aplicada em áreas como beleza, educação, marketing, mobilidade urbana e finanças, promovendo um ambiente interativo que estimula o engajamento de colaboradores e clientes.
PiniOn
O PiniOn é uma empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais. A metodologia de coleta de dados usada proporciona insights estratégicos e informações valiosas que auxiliam médias e grandes empresas a compreenderem melhor o comportamento do consumidor, seu posicionamento no mercado e até o seu ponto de venda. Dessa forma, por meio de um aplicativo mobile, a empresa engaja uma base de mais de 3 milhões de usuários inscritos, que realizam essas missões de pesquisas através de dinâmicas gamificadas. Os resultados oferecem vantagens competitivas essenciais em um mercado corporativo cada vez mais dinâmico.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário