Pesquisa aponta ganhos financeiros significativos de empresas do setor de seguros com iniciativas de inovação
As empresas que apostam em inovação e tecnologia já colhem bons resultados. De acordo com o 1º Estudo sobre a Inovação no Mercado de Seguros no Brasil, conduzido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), 84% das companhias alcançaram ou superaram suas metas de melhoria na experiência do cliente, e 56% delas relataram ganhos financeiros
significativos com iniciativas de inovação.
Durante a pesquisa, realizada entre agosto e outubro de 2024 pela Consultoria Capgemini com 55 empresas – responsáveis por arrecadar R$ 349 bilhões em 2023, o que representa 55% do market share – associadas às quatro federações que compõem à CNseg, as participantes destacaram três áreas de maior foco. A primeira delas, gestão da distribuição, é apontada por 18% dos entrevistados como a principal área de inovação, seguida do back office, com 16%, e o atendimento ao cliente, com 14%. Esse foco na gestão da distribuição reflete uma estratégia clara de melhorar produtos e serviços, com 62% das empresas que investiram nesse macroprocesso priorizando justamente essa melhoria.
Para 2024, 71% das empresas participantes do estudo afirmaram que aumentaram seus investimentos em inovação, com o total podendo chegar a R$ 19,6 bilhões. De acordo com o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, os dados do estudo mostram que inovação e tecnologia são ferramentas essenciais para o desenvolvimento do setor. “É muito interessante observar que a inovação no setor é inerente às estratégias da maioria das empresas: 92% delas apontam que a inovação ocorre de maneira estruturada e colaborativa dentro do mercado de seguros”, pontua o executivo.
Alexandre Leal, diretor Técnico, de estudos e de Relações Regulatórias da CNseg, destaca que esse cenário reflete a adaptação do setor às novas exigências dos consumidores, que procuram produtos mais personalizados, processos de contratação mais ágeis e uma experiência de uso aprimorada. “A gestão da distribuição é cada vez mais vista como um fator determinante para o sucesso das empresas e continuará sendo um foco estratégico em termos de investimentos para o futuro. A atenção crescente a esse processo é um indicativo claro da intenção de inovar em uma das etapas mais críticas na jornada do cliente: a distribuição dos produtos e serviços”, explica.
Em 2023, o setor direcionou mais de R$ 16 bilhões à inovação, representando, em média, 2,5% da arrecadação. As iniciativas nessa área têm apresentado resultados significativos: 56% das empresas atingiram suas metas financeiras, enquanto 20% foram além do esperado.
Nos próximos três anos, grande parte dos investimentos em inovação no setor deverá se concentrar em inteligência artificial e análise avançada de dados, de acordo com o estudo. No entanto, o setor de seguros enfrenta desafios importantes para inovar: a utilização de sistemas legados, a falta de integração eficiente entre áreas internas e as dificuldades para atrair ou desenvolver talentos especializados são algumas das principais barreiras identificadas.
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