Revista de Seguros: com a pirataria nos rios, violência encarece transporte fluvial no Amazonas
A atuação de quadrilhas nos rios amazônicos tem causado prejuízos milionários e elevado os custos operacionais do transporte fluvial de cargas.
Com ataques direcionados a combustíveis, eletrônicos e até armas, os piratas tornaram o transporte aquaviário um desafio logístico e de segurança para empresas que dependem desse modal.
Impacto da pirataria no transporte fluvial (2020 a 2023)
- Crescimento dos ataques: entre outubro de 2020 e dezembro de 2023, o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma-AM) registrou 7,7 milhões de litros de combustíveis roubados, gerando prejuízos de R$ 48 milhões
- Aumento da violência: quadrilhas fortemente armadas utilizam metralhadoras e fuzis para intimidar tripulantes, afetando sua saúde mental e colocando em risco suas vidas
- Custos adicionais: empresas foram obrigadas a contratar escoltas armadas para proteger suas embarcações, o que reduziu roubos, mas tornou comuns confrontos armados nos rios
- Propostas e medidas de segurança contra a pirataria no transporte fluvial
Projeto de Lei para endurecer penas:
O deputado Saullo Vianna (União-AM) apresentou o PL 2190/24, que propõe aumentar de 30% a 50% a pena para roubo de cargas em rios e lagos.
Se aprovado, a pena poderá chegar a 13 anos de prisão, além de multa.
Bases flutuantes da Polícia Militar:
Localizadas em pontos estratégicos dos rios Negro, Solimões e Madeira.
Equipadas com lanchas blindadas e armamento pesado.
Contam com equipes integradas da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha e Força Nacional.
Redução significativa nos roubos de combustíveis em 2024, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas.
Ações integradas de segurança:
- Inspeções para verificar cargas e documentação de embarcações
- Apreensões de drogas e armamentos
- Pirataria fluvial: contexto e desafios da vigilância na Amazônia
Dependência dos rios:
Com 99% das operações de transporte no estado do Amazonas feitas por via fluvial, os rios são essenciais para conectar Manaus aos demais municípios e estados vizinhos.
Dificuldades de fiscalização:
O estado, com mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e acesso rodoviário limitado, enfrenta desafios logísticos para manter a segurança em suas hidrovias.
O papel das seguradoras no combate à pirataria fluvial
Segundo Cefas Rodrigues, representante do Sindseg N/NE, programas de gerenciamento de riscos e uma logística eficiente ajudam a inibir ações criminosas, trazendo maior segurança para empresas e trabalhadores.
Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, destaca que as medidas de segurança embarcadas implementadas em 2024 proporcionaram redução significativa de assaltos, um contraste com os anos anteriores, quando prejuízos somaram R$ 100 milhões devido a roubos de combustíveis.
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