Alper destaca impactos das normas da ANTT na segurança e operação do transporte ferroviário de cargas
O setor ferroviário brasileiro está passando por uma transformação significativa com a recente Resolução n° 6.031/2023 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A nova regulamentação, que aborda as “operações acessórias ao serviço de transporte ferroviário de cargas”, tem como objetivo principal aumentar a segurança jurídica e coibir abusos nas operações ferroviárias, trazendo um impacto substancial para as empresas do setor.
A resolução, que originalmente se concentra no transporte de passageiros, exige uma adequação geral das empresas ferroviárias às novas exigências legais. De acordo com Denis Teixeira, vice-presidente de Alper Cargo, divisão de Transportes da Alper Seguros, as mudanças incentivam uma adaptação ampla das empresas ao novo cenário regulatório. “Embora a resolução tenha como foco principal o transporte de passageiros, acreditamos que todas as empresas, inclusive as de transporte de cargas, precisarão ajustar suas operações e apólices para atender às novas exigências. A conformidade com a ANTT é crucial para a segurança operacional e para manter a autorização de operação”, afirma Teixeira.
A Alper Seguros destaca que a robustez das apólices de seguro no setor ferroviário é um reflexo da forte fiscalização por parte da ANTT. “Possuímos uma das maiores empresas do Brasil em nossa carteira de clientes para o setor ferroviário, e isso demonstra nossa capacidade de oferecer soluções adequadas e robustas”, revela Teixeira.
Nos últimos dois anos, a Alper Seguros observou um crescimento significativo de 36,5% na carteira de bens transportados por ferrovia protegidos pela companhia. O seguro de transporte ferroviário, conhecido como Responsabilidade Civil do Transportador Ferroviário de Carga (RCTF-C), é obrigatório no Brasil e exige que as empresas que operam nas ferrovias contratem a apólice correspondente, conforme exigência da ANTT.
Apesar da obrigatoriedade, o seguro ferroviário é considerado competitivo. “O custo do seguro ferroviário é geralmente mais acessível comparado ao seguro de trechos rodoviários, e a precificação tende a ser mais favorável, levando em conta o volume e o histórico de sinistralidade”, explica o vice-presidente da Alper Seguros.
A nova resolução da ANTT representa um avanço significativo na regulamentação do setor ferroviário, prometendo maior segurança e conformidade. Com sua experiência e ampla carteira de clientes, a Alper Seguros se posiciona como uma referência crucial no mercado de seguros ferroviários no Brasil, garantindo que as empresas estejam alinhadas com as novas regulamentações e protegidas contra riscos operacionais.
Para mais informações sobre seguro ferroviário e as soluções oferecidas pela Alper Seguros, visite o link.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário