O navio porta-contêineres CMA CGM Belém perdeu 99 contêineres ao mar em condições climáticas adversas enquanto navegava na costa de Richards Bay, na África do Sul, no dia 16 de agosto, de acordo com a Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul (SAMSA).
Navio com destino ao Rio de Janeiro sofre colapso e perde contêineres
O incidente com o navio ocorreu durante a rota de Cingapura para o Rio de Janeiro e resultou no colapso e perda de contêineres a aproximadamente dez milhas náuticas da costa de Richards Bay, na África.
O navio inicialmente havia buscado refúgio na Baía de Maputo. No entanto, após uma avaliação mais detalhada, foi decidido redirecioná-lo para Qheberha. Depois disso, o CMA CGM Belém navegou lentamente em direção ao Porto de Ngqura, que tem capacidade para receber navios maiores e, portanto, poderia abrigar o CMA CGM Belém, onde ele poderia se proteger e ajustar sua carga para o restante de sua jornada.
A causa do incidente ainda está sendo investigada e uma avaliação complexa da extensão das perdas de contêineres está em andamento. A empresa assegurou que não houve ferimentos à tripulação a bordo do navio e até o momento não há relatos de poluição ambiental como consequência do incidente.
O CMA CGM Belém é um navio porta-contêineres, IMO 9938286 com capacidade para 13.200 TEU, construído em 2024 e navega sob bandeira de Malta.
A ocorrência com a CMA CGM é mais um incidente que reforça a importância do seguro. O seguro de transporte internacional cobre as mercadorias transportadas contra uma série de riscos aos quais estão expostas, como danos causados por eventos naturais, acidentes, avarias, operações de carga e descarga, quedas, molhadura, incêndio, explosão, roubo, extravio, despesas de avaria grossa, perdas de contêineres, entre outros.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Avaria grossa no navio One Henry Hudson
- Rota Bioceânica: perspectivas e oportunidades para transporte, logística e seguros
- Balança comercial de outubro de 2025
- Avião da UPS explode nos Estados Unidos
- Exportações do Brasil para os EUA caem 20,3%
- Balança comercial de agosto de 2025 apresenta superávit de US$ 6,133 bilhões
- Tarifaço norte-americano não terá impacto no volume de seguro de transporte exportação
- O crescimento do transporte aéreo de carga destaca a importância do seguro
- Balança comercial de junho de 2025 registra superávit de US$ 5,890 bilhões
- Supostos transportadores de cargas cometem fraude
- Balança comercial de abril de 2025
- DUIMP no contexto do seguro de transporte internacional

Adicionar comentário