Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Futuro do trabalho vai exigir mais ‘criatividade’ dos profissionais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tatiany Banagouro  
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Pesquisa indica que o setor ‘quartenário’ em 2030 será responsável por 50% da mão da obra

De acordo com uma pesquisa recente da Futuro Labs em parceria com Caio Vassão, o setor 'quartenário' será responsável por 50% da força de trabalho em 2030, exigindo um novo nível de criatividade dos profissionais. A criatividade tem diversos sentidos, abrangendo desde a expressão artística até as abordagens práticas de quem está habituado a criar, como designers, fotógrafos ou executivos de produtos. O tema foi apresentado na 11ª edição da Expo InfraFM - única feira voltada para os mercados de Facility, Property & Workplace Management da América Latina.

Fernanda Mourão, CEO da Futuro Labs explica que "a criatividade não é apenas uma habilidade artística; é a capacidade de conectar pontos do nosso repertório de formas inovadoras e únicas. Seja no campo artístico, científico, esportivo ou empresarial, a criatividade é essencial para a inovação. O brasileiro, conhecido por sua natureza criativa e bom humor, está bem-posicionado para liderar essas mudanças".

“Em diversas análises no Brasil e fora do país temos certeza de que as mudanças no mundo do trabalho, muito impulsionadas pela geração digital e mais ainda após a pandemia com modelos diferentes de trabalhar, a partir da conexão com o trabalho remoto, serão ainda mais impactantes, o que vemos hoje é uma pequena amostra do que irá ocorrer nos próximos anos”, avalia a empresária da Futuro Labs.

Informal e criativo

A especialista em modelos de trabalho explica que desde 2016 tem assessorado diversas empresas e, ao longo desses anos, observou mudanças fundamentais que serão fundamentais nesta nova fase que se aproxima para profissionais em todo o mundo: flexibilidade e aprendizado contínuo. “A flexibilidade será essencial, pois a constante mudança exigirá que trabalhadores e empresários ajustem modelos de negócios e de trabalho, superando os formatos tradicionais. Não haverá mais um formato padrão, como a CLT no Brasil; ao invés disso, surgirão acordos entre empresas e indivíduos, o que pode aumentar a informalidade e tornar o conhecimento ainda mais relevante para os profissionais”, explica Fernanda.

Um estudo exclusivo da Futuro Labs em conjunto com o Professor Dr Caio Vassão mostra a evolução dos modos de trabalho desde o setor primário (agricultura, mineração e extração) corresponde a 5% da força motora da economia do País e na geração de emprego, o setor secundário (indústria, transformação e artesanato) 20%, o setor terciário (comércio, serviços e atendimento) 70% e o setor quartenário (conhecimento, arte, ciência e inovação) 5%. A pesquisa apresenta um recorte que olha para o futuro, onde acredita que haverá um salto nas profissões quartenárias que podem chegar a um crescimento mínimo de 20%, sendo que até 2023 esse setor vai responder por 50% da mão de obra no mundo, muito impactada pela tecnologia e novas tendencias que estão surgindo.

Espaços do futuro

A pandemia catalisou e acelerou uma mudança estrutural, na forma como as pessoas e organizações trabalham, se organizam e se relacionam. Nosso tempo pede novas dinâmicas, a relação das pessoas com o trabalho e com os espaços de trabalho também. “Os escritórios e a sede passam a ter uma função diferente: promover encontros, reuniões. Espaços mais multifuncionais e compartilhados, de usos mais dinâmicos e não regulares. O trabalho é uma atividade, não um local. O espaço físico é uma ferramenta do trabalho e deve acompanhar as necessidades de cada empresa, respeitando o seu ecossistema, a sociedade e sendo cada vez mais multifuncionais e flexíveis”, explica ela.

Sobre este tema será lançado junto com Dr Gleb Tsipursky, psicólogo ucraniano doutor especializado no comportamento do trabalho, o livro “A volta ao escritório Híbrido e Remoto”, ainda neste ano estará disponível para vendas. “Tive o prazer de contribuir trazendo essa publicação para o Brasil e aperfeiçoando para nossa linguagem e cultura brasileira, o livro oferece uma visão aprofundada dessas mudanças e orientações sobre como se adaptar a elas ", avalia a empresária.

Sobre a Futuro Labs: A Futuro Labs é um conjunto de soluções e tecnologias que simplifica o modo de trabalhar, oferecendo suporte a diferentes modelos, como trabalho remoto, trabalho flexível, trabalho híbrido e anywhere office. Fundada em 2018, a empresa busca ressignificar os modelos tradicionais de trabalho, promovendo uma abordagem holística que considera a satisfação do colaborador, o meio ambiente e a economia de recursos. Através de suas soluções, a Futuro Labs ajuda pessoas e empresas a organizarem suas rotinas de trabalho, otimizando espaços e facilitando a transição entre jornadas presenciais e remotas.  


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar