Brasil,

Você sabe como o Seguro para Satélites impacta na sua vida?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Notícias do Seguro, via Seguro Gaúcho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Imagem de PIRO por Pixabay Imagem de PIRO por Pixabay

Em 2021, a procura por Seguro para Satélites no Brasil fez a arrecadação desse tipo de seguro crescer 1.568% em relação a dois anos antes, de acordo com estudo da CNseg

O ano de 2021, inclusive, representou um momento histórico para o nosso País, com o lançamento do Amazônia-1, o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil

Importância dos satélites no dia a dia

Esse aumento na arrecadação de um seguro tão específico pode não parecer relevante para o cidadão comum, mas ele tem um grande impacto diário em nossas vidas. Os satélites são fundamentais para os mais de 300 canais de TV brasileiros, que transmitem filmes, séries, documentários e videoaulas em todo o território. Além disso, o acesso à internet ficaria comprometido para as pessoas que vivem em regiões onde a distribuição por cabo e fibra óptica é limitada.

Na pecuária e na agricultura, atividades cruciais para a economia brasileira, os satélites também desempenham um papel essencial. Eles permitem o monitoramento dos rebanhos, focando no bem-estar e no controle de doenças, e ajudam a aumentar a produtividade das lavouras por meio do monitoramento das cores das folhas e frutos, da aplicação de defensivos agrícolas em áreas específicas e da previsão do tempo.

Aplicações diversas dos satélites

Além disso, os satélites têm aplicações em áreas militares, na navegação, na exploração do universo e no combate ao desmatamento ilegal. Portanto, a construção e o lançamento de satélites brasileiros são fundamentais para a economia e para a nossa independência tecnológica, e o seguro para esses equipamentos é crucial para o sucesso dessas missões.

O papel do seguro de satélites

O preço médio de um satélite varia entre R$ 50 milhões e R$ 850 milhões. Atualmente, a frota brasileira segurada soma cinco grandes satélites em órbita, além de diversos nanosatélites, que pesam entre 1kg e 10kg. Isso representa um progresso significativo e demonstra o potencial do Brasil para desempenhar um papel cada vez mais importante na arena espacial global. O seguro tem um papel fundamental para o sucesso das estratégias do setor aeroespacial.

O Seguro para Satélites indeniza os danos ocorridos tanto no momento do lançamento quanto durante a vida útil do equipamento na órbita terrestre.

“Ao oferecer cobertura para os ativos e infraestrutura espaciais, as seguradoras garantem que os investimentos da operação estejam protegidos contra possíveis perdas financeiras, o que proporciona um ambiente mais favorável para o desenvolvimento de projetos espaciais de longo prazo no Brasil, com mais confiança dos investidores", explica Carlos Eduardo Polizio, coordenador da Subcomissão de Seguros Aeronáuticos da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg)

Assim, a proteção que o seguro oferece para satélites é essencial não apenas para o sucesso das missões espaciais brasileiras, mas também para garantir que os benefícios desses satélites continuem a melhorar a vida cotidiana de todos nós.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar