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Principais estratégias que as empresas devem adotar para atender aos interesses da Geração Z

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sabrina Vasconcellos
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Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

Com a geração Millennial prestes a se tornar a mais rica da história, a próxima geração na fila, a Geração Z, também está avançando a passos largos para alcançar posições de influência e riqueza. Antes apenas vista por despertar curiosidade, a Geração Z não pode mais ser ignorada por empresas que buscam expandir seu comércio online: seja em streamings, jogos, apostas esportivas, varejo ou e-commerce, isso para citar alguns setores.

De acordo com César Garcia, CEO da OneKey Payments, é essencial que as empresas incorporem estratégias de vendas específicas para este público, a fim de maximizar o engajamento com essa base de consumidores em rápida ascensão.

"No Brasil, um país onde a influência da família e dos amigos é mais forte do que a das marcas e anúncios, 70% dos jovens da Geração Z dizem se influenciar nas decisões familiares, especialmente sobre o que comprar. No entanto, embora não sejam muito fiéis às marcas - apenas um em cada quatro se declara leal a uma marca reconhecida pelos profissionais de marketing -, valorizam muito o sentimento de pertencer a uma comunidade, que se manifesta através de uma forte afinidade por certas plataformas de mídia social e influenciadores.

Portanto, as marcas que buscam atrair e se envolver com a Geração Z devem priorizar o engajamento responsável e a construção de comunidades. "Como a Gen Z tende a explorar várias marcas, preferindo usar marketplaces e redes sociais como o TikTok, as marcas precisam se conectar com ela de maneira mais próxima e pessoal", explica César.

Ele sugere que as marcas podem fazer isso criando conteúdo que se concentre nos relacionamentos entre as pessoas, em vez de apenas nas relações entre consumidor e marca. Além disso, é importante construir comunidades nas redes sociais que vão além das simples transações, visando construir confiança. Outra estratégia eficaz é aproveitar o poder dos micro-influenciadores e embaixadores. "Essas ações podem ajudar a aumentar o conhecimento sobre os produtos e serviços da sua marca e, o que é mais importante, seus valores, sem que pareça que você está sempre tentando vender algo", acrescenta.

“Quem já usou o TikTok percebe a forma única como muitos da Geração Z usam a internet. Não é mais sobre apenas procurar ativamente por produtos online. Em vez disso, os produtos chegam até eles por meio de amigos, colegas e influenciadores”, ele argumenta. “É quase como uma consequência natural da rica experiência colaborativa, social e multimídia que o TikTok oferece. Ou seja, a Gen Z, assim como seus colegas Millennials, também tendem a valorizar mais a autenticidade, a personalização e a responsabilidade social”, observa César.

Como CEO de uma empresa especializada em processamento de pagamentos, Garcia também destaca que a Geração Z valoriza o que chama de 'deep payments': um tipo de pagamento que vai além da simples transação, estabelecendo uma relação direta de serviço de excelência, transparência e confiança. "Essa geração não tolera uma experiência do usuário (UX) ruim", explica ele. "Seja em marketplaces, comércio eletrônico ou em plataformas de apostas, cada vez mais populares no Brasil, uma página que não seja otimizada para seus dispositivos, que demore a carregar ou que tenha um processo de compra confuso ou enganoso, fará com que mudem para um concorrente."

No entanto, empresas e marcas que podem oferecer uma boa experiência ao usuário têm uma boa reputação com a Geração Z, ele acrescenta. "O conceito de ‘deep payments' é sobre usar as tecnologias mais recentes que a Gen Z também usa e entende, como inteligência artificial e machine learning, para mitigar problemas relacionados à proteção de dados, fraude e lavagem de dinheiro, oferecendo o melhor em segurança e confiabilidade."

Trata-se da importância em formar relacionamentos e comunidades. “Seja você um banco, um provedor de pagamentos, um operador de apostas, um portal governamental ou um fiscal, a Geração Z quer saber se você tem os interesses específicos deles em mente. Embora possa parecer difícil de conseguir, lembre-se de que esta nova geração de consumidores irá recompensá-lo não apenas com a sua preferência, mas também com muito mais probabilidades de conquistar os seus amigos, colegas e familiares!”, finaliza César.


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