Brasil,

Desintoxicação digital: como o marketing pode evitar esse desgaste nos clientes?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Bellintani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Renan-Cardarello Renan-Cardarello

Por Renan Cardarello

Em um tempo em que a maioria das pessoas está ficando estressada por conta da exigência de que suas empresas estejam online sempre que possível, seja para caso de emergência ou não, essas notificações constantes que recebemos a todo o momento em nossos celulares acabam fazendo com que muitas pessoas tenham um burnout e resolvam fazer uma um detox digital, evitando ao máximo seu tempo de exposição a telas durante seu dia a dia. Nesse cenário, existem algumas atitudes que o profissional ou empresas de marketing podem tomar caso notem que o nicho que certas companhias têm como clientes está começando a fazer essa limpeza mental.

Uma das possibilidades abertas para todos os profissionais de marketing digital é a aposta em anúncios que são de alta qualidade, deixando de ser aquele "mais do mesmo” que simplesmente faz uma promoção temporária para clientes e tenta trabalhar com base no gatilho de urgência ou escassez. Na prática, esses anúncios se referem às mensagens ou estratégias principalmente, e não ao visual. Por exemplo, algumas marcas que estão sendo afetadas por esse burnout por parte dos clientes podem começar a elaborar planos que envolvam a chamada para experiências em locais físicos.

E isso nos leva a outro ponto: o retorno das mídias offline como um ponto forte de contato com certos grupos de pessoas. No caso de haver uma constatação de que os usuários estão ficando menos ativos nas redes, as marcas podem voltar a apostar em formatos de anúncios que estão expostos no ambiente do dia a dia, dos quais, por mais que tentem, as pessoas dificilmente vão ignorar. Mas é claro, isso assumindo que os anúncios tenham sido planejados de modo a conversar especificamente com essa persona.

O terceiro ponto que precisa ser destacado seria a utilização da personalização nos anúncios para o nicho ou grupos específicos, que pode reforçar ainda mais o interesse dos alvos que foram definidos como possíveis clientes. Assim, somado à ideia de publicidades bem elaboradas, a personalização de públicos se apresenta como um dos possíveis contornos para lidar com essas pessoas que já estão fartas de pop-ups, mensagens, e-mails de spam e tudo mais que constitui a web e a atual conjuntura do marketing digital agressivo, que a todo momento busca a atenção do cliente, muitas vezes ignorando que algo que foi planejado para ser benéfico para a marca pode acabar se tornando uma experiência negativa para o usuário.

A união dessas três ideias relacionadas aos modos de tentar contornar indivíduos que estão na situação de cansaço com a web e tudo que está ligado a ela é essencial de ser atentada pelas empresas. Afinal, caso sejam muito insistentes na relação com o cliente, isso pode “queimar sua fita”, causando uma sensação de irritação no indivíduo por conta da constante exposição ao seu produto ou marca. Para lidar com esse tipo de persona que expõe sinais de estresse e cansaço quanto à web, simplesmente devemos ter a cautela de não tentarmos uma conversa unilateral que a pessoa não quer.

Renan Cardarello é CEO da iOBEE, Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.

Sobre a iOBEE

Atuando de forma abrangente com serviços de Google Ads & Meta Ads, SEO, Redes Sociais, Inbound Marketing e mais, a iOBEE é uma assessoria de marketing digital e tecnologia, com serviços que atendem todas as áreas que são vitais para alavancar o faturamento das empresas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar