Nova lei cria certificado para empresa que promove saúde mental dos empregados

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora da Mata

Nova lei cria certificado para empresa que promove saúde mental dos empregados

Psicólogo clínico diz que a nova lei é necessária, mas adverte sobre os erros graves cometidos por aventureiros nas "esteiras" de saúde mental.

A nova lei que cria o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, está voltada para as empresas que seguem critérios de promoção da saúde mental e do bem-estar de seus funcionários. Para obter o certificado, as empresas devem desenvolver ações e políticas que efetivamente promovam a saúde mental dos trabalhadores. Caso descumpram as diretrizes, o certificado poderá ser revogado.

Para o psicólogo clínico, Dr. Julio Peres, o significado da saúde mental deve ser bem conhecido por dirigentes de empresas para que os mesmos não sejam enganados por pseudo profissionais que "garantem" resultados não realistas.

Dr Peres refere que "... a saúde mental não pode ser considerada superficialmente como ausência de sofrimento e transtornos mentais, mas como um estado de bem-estar emocional e psicológico que envolve conteúdos em acordo com os propósitos e significados para satisfação com a existência".

Infelizmente, um imenso número de supostas técnicas milagrosas não respaldadas no âmbito da Psicologia proliferam a cada dia, como novidades fantásticas e modismos vendidos em estratégias "convincentes" de marketing.

"Por exemplo, as duas últimas empresas constatei vivências supostamente terapêuticas ministradas por profissionais sem formação, que impactaram negativamente os funcionários...", diz Dr Julio Peres, e complementa "Não podemos cair na armadilha das falsas crenças de nos tornarmos super-heróis... os extremismos, que beiram objetivos inatingíveis em relação à busca de objetivos inalcançáveis, podem trazer mais sofrimento, inclusive variações da síndrome de burnout, do que propriamente ajudar na melhor qualidade do viver. As pessoas realmente não precisam de atos heróicos ou se provarem para plateias sobre o quão fortes são com seus pensamentos positivos superficiais".

Além disso, ele lançou o livro "Razão & Prática: olhares terapêuticos sobre o significado e o uso das palavras", sobre conceitos fundamentais para a saúde mental e o bem-estar prevalecerem realisticamente. Sem receitas prontas, e fugindo aos clichês da autoajuda convencional, a obra decorrente dos 30 anos de prática clínica e consultorias, tem objetivo de favorecer a propagação do bem, da saúde mental, e multiplicar benefícios, também para as empresas corporativas. Veja "Razão & Prática" aqui https://razaoepratica.com.br/pg-vd

Mais sobre Dr. Julio Peres

Dr. Julio Peres, psicólogo clínico, com doutorado (Instituto de Psicologia USP) e dois pós-doutorados (UPENN-EUA e UNIFESP) em Neurociências, foi pioneiro em pesquisas sobre os efeitos neurobiológicos da psicoterapia com métodos de neuroimagem. Trouxe contribuições destacadas sobre os fatores de resiliência, manejos terapêuticos e os mecanismos de superação com suas publicações científicas indexadas que influenciam diversas abordagens psicoterápicas e diretrizes de saúde mental (veja www.clinicajulioperes.com.br).