Brasil,

Futuro do trabalho: aiqfome reforça flexibilidade e inovação em modelos de trabalho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Fonte: Divulgação aiqfome Fonte: Divulgação aiqfome

Plataforma de delivery prioriza a comunicação e ferramentas tecnológicas para trabalho híbrido

A preocupação com o futuro do trabalho tornou-se mais crucial do que nunca, principalmente no cenário atual, no qual muitas pessoas priorizam a busca por um trabalho remoto ou híbrido. Baseado no conforto, na concentração nas tarefas de trabalho e na otimização do tempo no trânsito ou transporte público, um estudo realizado pela WeWork sobre Tendências e Perspectivas do Trabalho aponta que cerca de 81% das pessoas gostariam de ter ou já possuem um benefício destinado à flexibilidade. Por isso, datas como o Dia Mundial do Trabalho, celebrado em 1° de maio, reforçam a importância do bem-estar e melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Em resposta à crescente demanda por flexibilidade e adaptação ao trabalho, o aiqfome, maior aplicativo de entrega do interior e 2º maior do País, tem na implementação de modelos de trabalho flexíveis, um novo modo de gestão buscando melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Segundo João Muraro, gerente de Operações do time de Pessoas e Cultura do aiqfome, a plataforma acredita que a pandemia mudou as formas de trabalhar e uma delas foi de implementar o trabalho remoto e a comunicação assíncrona. “Estamos caminhando para o trabalho híbrido, não temos uma regra em relação aos dias presenciais, fazemos uma avaliação individual, e se o colaborador precisar de uns dias em casa por semana, alinhamos internamente e definimos de acordo com a necessidade”, explica João Muraro.

Hoje, no aiqfome, o trabalho se divide em 60% remoto e 40% presencial, em escritórios localizados nas cidades de Maringá, Paranavaí, Guarapuava – PR e Colatina – ES, e os colaboradores que não moram nessas cidades trabalham na modalidade remota, como Daiane Gobetti, líder de Marketing de Conteúdo do aiqfome, uma das colaboradoras deste modelo. Para a jovem de 29 anos o clima receptivo e agregador da empresa, mesmo a distância, garante a integração com os colegas de trabalho.

O aiqfome tem a preocupação de manter todos os times em harmonia, assim, por meio de ferramentas e rotinas, consegue ter essa proximidade em home-office ou no escritório. A jovem formada em Publicidade e Propaganda se vê em uma rotina muito mais produtiva, tanto no pessoal quanto no profissional, o que permite cuidar da saúde física e mental e estar realizada no trabalho. “Como eu moro no interior, onde minha área de atuação não tem tantas oportunidades de emprego, o home office possibilita essa experiência no aiqfome, que é em uma empresa incrível, o que não seria possível se eu me limitasse ao presencial”, completa.

Para Daiane, o trabalho remoto proporciona experiências e trocas com pessoas de outras localidades, um intercâmbio que engloba outras culturas profissionais. “Valorizo poder trabalhar com pessoas de outros estados e até de outros países, com outras vivências e realidades que fazem toda a diferença nos meus resultados e no meu objetivo de ajudar a levar a marca do aiqfome pro Brasil inteiro”, comenta.

Já quem trabalha no modelo híbrido ou totalmente presencial, considera o local de trabalho agradável e divertido, conta Leonardo Rogeris, coordenador de Conteúdo, Redes sociais e Influencers do aiqfome. O colaborador é do modelo 100% presencial, fica no escritório de Maringá - PR, mas tem a flexibilidade para trabalhar de casa ou em outra cidade quando necessário. “Sinto que a vantagem está no networking e no convívio humano, na prospecção e execução de novas ideias e ações de forma mais ágil, podendo contactar diretamente pessoas de outros times ou cargos. Além disso, sempre surge alguma ideia ou insight naquele cafezinho de 5 minutos com um colega de trabalho”, explica.

Novas formas de trabalho e controle diversificado

A plataforma demonstra um compromisso inabalável com a inovação em relação ao trabalho a distância, estabelecendo um novo padrão na forma como as empresas lidam com a realidade laboral na era digital. “Reconhecemos a importância de equilibrar vida profissional e pessoal, por isso, trabalhamos com programas e tecnologias que permitem uma colaboração e desempenho, independentemente da localização física do funcionário”, explica o Gerente de Operações do time de Pessoas e Cultura do aiqfome. Entre as ferramentas mais utilizadas no modelo remoto estão o slack, miro, gira e asana, que são direcionados para comunicação e gerenciamento, além do google meet e zoom para reuniões online. E tudo é gerenciado através de plataformas como o keiken que fornece acesso a profissionais da saúde aos colaboradores.

Muitos recursos e facilidades oferecidos pelo aiqfome também estão disponíveis para quem está diariamente no escritório “Temos salas de reunião com equipamento próprio para integração com as pessoas remotas, cabines individuais para reuniões, espaços para descanso, lojinha para os fomers – mini-mercado com alguns snacks à preço de custo para matarmos aquela fominha durante o dia e o meu favorito: o café espresso delicioso”, afirma Leonardo Rogeris.

Neste meio tempo, houveram diversos desafios e aprendizados na plataforma após a adotarem o modelo home office na pandemia e o modelo híbrido, pós-pandemia. O maior deles foi a comunicação clara e constante e o engajamento do time como um todo. De acordo com a empresa, o aiqfome reproduz os conteúdos que antes eram exclusivos no presencial para quem está remoto e modificam o gerenciamento de desempenho a partir da entrega de resultados.

Ao entrar na empresa, todos passam pelo onboarding e pelos treinamentos de como funciona a comunicação e a nossa cultura. “Ao capacitarmos nossos colaboradores a trabalhar de onde quer que estejam, estamos não apenas fortalecendo nossa equipe, mas também impulsionando nossa capacidade de inovação e crescimento”, justifica Muraro.

Dicas de home-office

Daiane dá dicas para ter um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional quando se trabalha remotamente. “Penso que é essencial programar um horário para começar e terminar o trabalho, assim fica fácil se dedicar durante aquele período e depois “se desligar” e curtir o descanso”, afirma. A líder de Marketing de Conteúdo do aiqfome ainda recomenda separar um cômodo menos usado da casa para montar o escritório, evitando que barulhos da casa atrapalhem. “Além disso, se arrumar para trabalhar em casa pode ajudar, colocar uma roupa mais arrumada e ainda assim confortável e passar uma maquiagem leve – isso faz eu me sentir mais profissional”, finaliza.

Como líder em seu setor, o aiqfome continua a definir o padrão para práticas de trabalho modernas, demonstrando que é possível alcançar o sucesso empresarial sem comprometer a qualidade de vida dos colaboradores. Ao priorizar a flexibilidade e a autonomia, a empresa não apenas atrai os melhores talentos, mas também cultiva um ambiente onde todos podem prosperar. Daiane ressalta que trabalha com o propósito de levar para as pessoas um aplicativo de delivery que realmente se importa com restaurantes, entregadores e clientes, “fazer algo que impacta positivamente na vida das pessoas é muito importante para mim. E poder fazer isso na minha casa é um grande bônus”, afirma. Para Leonardo, o futuro do trabalho é híbrido, em um equilíbrio de talentos remotos com o convívio do escritório, “quem está no presencial, vai priorizar a abordagem mista de trabalho, mas sem perder a liberdade de estar remotamente em momentos que forem necessários", conclui.

Sobre o aiqfome

Indo na contramão do mercado, o aiqfome possui uma política de ganha-ganha, ou seja, de só lucrar quando lojistas e entregadores também lucram, e entende que só assim, de uma forma justa, é possível ser um verdadeiro parceiro para os estabelecimentos.

A empresa busca promover a transformação local de pequenas e médias cidades, por meio da valorização da culinária e do serviço de seus parceiros. Sempre guiado pela transparência, que é fundamental para contribuir com o crescimento de toda a cadeia de delivery.

O aiqfome é o primeiro app de delivery do Brasil, atua em mais de 700 cidades e é o 2º maior do país. Nascido em 2007, em Maringá/PR, faz parte do Grupo Magalu desde 2020 compondo a vertical de food delivery. No app é possível pedir comida, água, gás, bebida, padaria, farmácia, itens de pet shop e muito mais, e também grandes marcas, como Coca-Cola, Subway, Giraffas, Bob's, Cacau Show, entre outras.

Sobre o Magalu

O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de mais de 1.300 lojas, em 21 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 306 mil sellers em seu marketplace, e a plataforma de delivery aiqfome. O App da companhia é acessado por mais de 47 milhões de usuários ativos mensais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar