Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Assessoria de imprensa é um dos pilares para a humanização de um negócio

Com essa estratégia de comunicação é possível gerar inspiração e uma maior aproximação com clientes e possíveis empreendedores

Interagir com uma empresa ou empresário de maneira robótica ou até mesmo consumir um conteúdo engessado e com pouca atratividade pode afastar boa parte do público-alvo de um negócio. Atualmente, os consumidores e investidores buscam por uma marca que demonstra o seu lado humano a todo tempo, para que eles se sintam acolhidos e representados por aquela empresa.

Conforme uma pesquisa da Forrester, em 2020, 25% das empresas poderiam perder mais de 1% de sua receita anual ao não responder satisfatoriamente aos problemas e eventos sociais com os quais seus clientes se identificam, ou seja, humanizar sua relação com as pessoas.

De acordo com Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de imprensa focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – esse movimento de humanização deve ser considerado na gestão da marca.

“Uma maneira eficiente de gerar e mostrar esse lado humano do negócio ou do empreendedor é contando histórias. Por meio da assessoria de imprensa é possível produzir conteúdo em formato de texto mostrando que o empresário é uma pessoa como todas as outras, que teve dificuldades e conquistas, tornando uma inspiração para quem está consumindo aquele material”, detalha Renata.

Contando histórias

Apresentar um negócio ou o seu proprietário para o público vai muito além do que apenas citar números, produtos disponíveis, valores de investimentos ou de faturamento. Também é preciso salientar de onde aquela empresa surgiu, como ela cresceu, quem é o responsável por trás dela.

“É preciso comover e cativar as pessoas. Contando a sua história real, a marca se torna uma autoridade em uma temática determinada, com isso, ela irá transmitir seus principais valores, além de gerar uma maior proximidade e transparência com o cliente e investidor”, comenta Brito.

Visão ampliada

Humanizar a marca com a assessoria de imprensa não precisa ser, necessariamente, somente citando os acontecimentos dos empresários e da marca, mas também com a colaboração de seus funcionários, investidores do negócio e, se for uma franquia, de seus franqueados.

“O empresário precisa ampliar sua visão na hora que falamos sobre humanização de marca. Por exemplo, se ele tem dentro da sua franquia um franqueado que é destaque, que começou do zero e hoje está muito bem dentro do negócio, é possível contar sua história, citando os pontos baixos e altos na sua caminhada no empreendedorismo, para que outras pessoas que desejam empreender, mas que por algum motivo sentem medo, possam ver e se sentirem encorajadas”, afirma Renata.

Naturalidade

Na hora de se comunicar, a assessoria de imprensa não utiliza métodos muito persuasivos e invasivos, pois o objetivo dessa estratégia não é vender a qualquer custo e aumentar o número de clientes ou investidores. Dessa maneira, a principal característica é a naturalidade em sua comunicação.

“Quando utilizamos metodologias não invasivas e mais sustentáveis, conseguimos gerar ao empresário mais oportunidades de negócio. Ou seja, nosso principal objetivo é informar, educar e transmitir por meio de mídia espontânea o verdadeiro valor dessa empresa ao mercado e aos clientes”, finaliza a diretora de comunicação da Fatos&Ideias.

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar