Cotrirosa fala sobre os ganhos conquistados com aplicação de tecnologias nas áreas de vendas e RH

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Duran

Com atuação de 55 anos no agronegócio, a Cooperativa usa soluções da Senior Sistemas

Fundada em 1968, a Cotrirosa apresenta um crescimento contínuo e expressivo em sua capacidade de atendimento, recebimento, beneficiamento, armazenagem e comercialização de grãos, sua principal atividade. Para atender a demanda de forma qualificada, a cooperativa também cresceu enquanto número de profissionais, que somam hoje mais de mil funcionários distribuídos entre as 27 lojas agropecuárias e os 25 supermercados ligados à rede.

Para que essa atuação continuasse sempre em um patamar de excelência, entregando o melhor desempenho e controle aos seus associados, a Cotrirosa investiu em inovação e inseriu soluções da Senior Sistemas como aliada para esse processo. Com isso, todas as unidades passaram a utilizar a solução ERP para gestão empresarial.

“Com o crescimento da Cooperativa se tornou necessário investir em tecnologia, um processo que começou em 2016 com a parceria com a Senior Sistemas, onde adquirimos o ERP. Temos hoje 476 usuários ativos e habilitados para trabalhar no sistema. O ERP desempenha um papel fundamental no funcionamento de nossas operações, sendo responsável por toda a gestão da cooperativa”, explica Robson Elias Reuter, Coordenador de T.I da Cotrirosa.

Em 2023, a Cotrirosa anunciou o faturamento de mais de R$ 897 milhões, chegando cada vez mais próximo do R$ 1 bilhão, o que evidencia a importância de um sistema fluido que auxilie a Cooperativa. A adoção do ERP Senior Sistemas trouxe para Cooperativa maior flexibilidade na gestão de seus processos, possibilitando que em apenas um dia a Cooperativa possa gerar quase 10 mil notas contendo informações referente à qualidade do grão entregue.

“O ERP da Senior possui ferramentas que possibilitam a criação de relatórios, regras de negócios e webservices para integrar com outros sistemas. No recebimento de grãos, por exemplo, a equipe de T.I. da Cotrirosa desenvolveu um aplicativo para celular onde o analista de grãos informa a classificação do produto. Esses dados são integrados ao ERP de forma instantânea agilizando o processo. Esse é apenas um exemplo de como o ERP da Senior contribui para otimizar os processos”, fala Robson Elias Reuter, Coordenador de T.I da Cotrirosa.

De acordo com a Coordenadora de Administração de Pessoal da Cotrirosa, Francieli Fabiana da Silva, outra tecnologia usada pela empresa é a Plataforma HCM Senior, que contribui com os processos de RH da empresa. Todo o processo de solicitação de férias é realizado por intermédio do sistema, gerando maior economia de tempo, economia de impressão e facilitando a organização e programação das equipes por parte dos gestores.

“Temos um volume grande de programações, por exemplo 70 férias para administrar de uma vez. Antes de adotarmos as ferramentas esse processo demorava cerca de três dias, hoje, em até 30 segundos o gestor programa as férias de seus liderados”, destaca Francieli.

A Gerente de Gente e Gestão da Cotrirosa, Tamara Elis Dewes, conta ainda que o HCM Senior também contribui com o processo de recrutamento e seleção, por meio da criação do Banco de Currículos disponível no site da Cooperativa. “Hoje, passamos da visão operacional para uma visão mais estratégica, gerando muito mais ganho na ponta também”, comenta Tamara.

Tamara reforça ainda que toda a digitalização de processos, auxiliou a Cotrirosa a atingir novos patamares de crescimento e bem-estar dos colaboradores, associados e comunidade, propiciando o desenvolvimento regional. “A equipe da Senior trabalhou conosco à frente da sua atuação, da sua especialização em tecnologia justamente por olhar para particularidades do nosso negócio nos trazendo uma tecnologia intuitiva, prática e fácil, especialmente para quem é usuário da solução”, finaliza Tamara.