Três bots para inspirar a criação de um para sua empresa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Pal

Após o sucesso do Bots Brasil Awards 2023, onde os melhores bots foram eleitos em diversas categorias, é evidente que a utilização de chatbots está cada vez mais em ascensão. Essas ferramentas de inteligência artificial não só facilitam a interação entre empresas e clientes, mas também trazem inovação, engajamento e soluções para diversas áreas, demonstrando o potencial dos chatbots para transformar a comunicação entre marca e consumidor.

Aqui estão três bots premiados para inspirar a criação do modelo ideal para uma empresa:

1. ReciclaBot (Categoria: Ação Social)

O ReciclaBot é uma iniciativa inovadora do iFood, focada na promoção e facilitação da reciclagem. Integrado ao WhatsApp, este bot busca educar e engajar os usuários sobre hábitos sustentáveis, incentivando a preservação do meio ambiente. Utilizando uma abordagem lúdica e interativa, o ReciclaBot ajuda os usuários a identificar quais materiais são passíveis de reciclagem, promovendo uma conscientização ambiental. Com uma alta taxa de retenção de usuários e um CSAT de 83%, o ReciclaBot demonstra o potencial dos chatbots para causas sociais e ambientais. Como destaca Pamela Novais, Project Manager da Sinch, "o ReciclaBot exemplifica o compromisso do IFood e a Sinch em utilizar a tecnologia para causas sociais importantes. Estamos orgulhosos de desenvolver uma solução que não só educa, mas também inspira a ação em prol do planeta."

2. Bot Globoplay - Campanhas (Categoria: Campanhas)

Desenvolvido pelo Globoplay e a Sinch, este bot foi criado com o objetivo de engajar os usuários durante o lançamento da segunda parte da sexta temporada de "The Good Doctor". Através de um teste A/B, com conteúdo personalizado, o bot ofereceu aos usuários a oportunidade de participar de um quiz sobre a série, com a chance de receber um certificado personalizado. Com uma taxa de leitura de aproximadamente 70% e mais de 90% de aprovação por parte dos usuários, este bot demonstra o poder dos chatbots na realização de campanhas de marketing interativas e envolventes.

3. Bot Globoplay (Categoria: Serviços)

O prêmio conquistado pelo Globoplay, na categoria de Serviços reconhece a revolução alcançada na usabilidade do WhatsApp. Por meio da implementação de uma Interface de Programação de Aplicação (API) que integrava os dados do gshow ao bot do Globoplay no menu dedicado ao BBB23, a empresa conseguiu automatizar a atualização em tempo real do conteúdo do menu. Isso resultou em um fluxo mais sólido e repleto de informações relevantes para os usuários. Com esse avanço, observou-se um aumento significativo no aceite do usuário (optin), com uma elevação de 6% e um impressionante aumento de 127% no número de usuários únicos, destacando o impacto positivo e a eficácia da abordagem inovadora da empresa.

Todos os bots foram desenvolvidos pela Sinch, empresa líder global em comunicações em nuvem e refletem o compromisso da companhia em impulsionar a inovação e o engajamento.

“Esses bots premiados no Bots Brasil Awards 2023 são exemplos inspiradores de como as empresas podem aproveitar o poder dos chatbots para alcançar seus objetivos, seja na promoção de causas sociais, no engajamento dos clientes ou na inovação no comércio eletrônico. Ao criar seu próprio bot, é importante considerar as necessidades específicas de sua empresa e como um chatbot pode agregar valor tanto para os clientes quanto para o negócio”, finaliza Rafaela Passos, Project Analyst, na Sinch.

Sobre a Sinch

A plataforma líder de comunicação em nuvem da Sinch permite que as empresas cheguem a todos no planeta, em segundos ou menos, através de mensagens móveis, e-mail, voz e vídeo. Mais de 150.000 empresas, incluindo muitas das maiores empresas e operadoras móveis do mundo, usam a plataforma de tecnologia avançada da Sinch para se envolver com seus clientes. A Sinch tem sido rentável e tem crescido rapidamente desde sua fundação em 2008. Está sediada em Estocolmo, Suécia, e tem presença local em mais de 50 países. As ações são negociadas na NASDAQ de Estocolmo: XSTO:SINCH. Visite-nos.