Brasil,

Celebre o Dia do Livro com recomendações especiais de líderes empresariais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas da Silva Cattaruzzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

No dia 23 de abril, o mundo celebra o Dia Internacional do Livro, uma ocasião reverenciada globalmente pela importância da leitura e da literatura. Em homenagem à data, líderes empresariais compartilharam suas recomendações de leitura para inspirar, educar e enriquecer mentes ávidas por conhecimento. Essas sugestões de leitura oferecem uma perspectiva única sobre os livros que moldaram suas visões e influenciaram seus sucessos profissionais.

Renata Randi, Chief Marketing, Alliances & ESG Officer da Logicalis, indica o livro “A Biblioteca da Meia-Noite”, de Matt Haig. “Quem me deu esse livro foi a minha filha Manuela, uma adolescente de 16 anos. Foi uma experiência inspiradora conversar sobre o livro com a Manu, especialmente em relação às infinitas possibilidades que a vida nos oferece e ao significado das nossas escolhas. O livro conta de forma envolvente a história de Nora Seed, que está entre a vida e a morte na Biblioteca da Meia-Noite. Cada livro dessa biblioteca relata uma vida diferente que ela poderia ter tido, se tivesse feito escolhas diferentes. À medida que Nora mergulha nessas existências alternativas, ela tem insights profundos sobre arrependimento, perdão e a busca pela felicidade. Enquanto Nora explora as suas vidas, não pude deixar de ver paralelos entre minha própria trajetória e os caminhos que escolhi. O livro me fez rir, chorar, me emocionar e, sobretudo, me fez refletir sobre a relevância de aproveitar as oportunidades que surgem nos nossos caminhos, buscando propósito tanto nos pequenos quanto nos grandes capítulos que compõem o livro das nossas vidas.

Arthur Lawrence, Co-CEO e sócio da FCamara, recomenda a obra “Roma SA”, de Stantley Bing. “Se uma boa parte das filosofias e religiões tem suas origens nas bases antigas, por que não acreditar que uma boa parte das estratégias de negócio e de expansão internacional também pode ter uma boa base de fundamentos nas estratégias dos povos que conseguiram expandir globalmente por meio de conquistas? Com certeza ROMA S.A. ensina como fazer uma junção bem-sucedida de culturas, como acontece em uma integração de M&A, em como respeitar o povo conquistado ao mesmo tempo que preserva de forma sólida as bases de um império global,” explica.

Marcelo Wakatsuki, CMO da Zenvia, recomenda a obra "The Power of Putting Customers at the Center of Your Business", de Harley Manning e Kerry Bodine, como leitura indispensável para quem busca aprimorar a experiência do cliente. “O livro oferece insights práticos sobre a importância estratégica de colocar o consumidor no centro das operações empresariais, visando proporcionar experiências envolventes e fluidas que impulsionam o sucesso a longo prazo das organizações. A abordagem abrangente e acionável da obra fornece orientações claras para estruturar e implementar iniciativas de experiência do consumidor, demonstrando os benefícios tangíveis de investir nessa área vital dos negócios”, afirma.

Ricardo Gorski, diretor-presidente da Avaya no Brasil, recomenda "Você Aguenta Ser Feliz?", de Arthur Guerra e Nizan Guanaes. “É uma leitura indispensável que traz reflexões profundas sobre o equilíbrio entre sucesso profissional e satisfação pessoal. Neste livro, os autores, com vasta experiência em suas respectivas áreas, desvendam as complexidades da busca pela felicidade em um mundo onde as exigências do sucesso corporativo frequentemente se sobrepõem às necessidades pessoais. Por meio de uma abordagem que combina evidências científicas, relatos pessoais e exemplos práticos, a obra oferece insights valiosos sobre como liderar com eficácia, empatia e consciência, promovendo um ambiente de trabalho saudável e motivador. Ao destacar a importância da saúde mental, do autoconhecimento e da construção de relações significativas, ‘Você Aguenta Ser Feliz?’ se torna um recurso essencial para líderes que buscam alcançar o sucesso empresarial, cultivar uma vida pessoal rica e plena, estabelecendo um legado de bem-estar e felicidade tanto para si mesmos quanto para aqueles que lideram”, afirma o executivo.

João Paulo Tavares, diretor de Marketing da Semantix, recomenda a leitura do 'Inteligência Artificial em Marketing e Vendas' de Fernando Teixeira: “é imprescindível para executivos que buscam se manter à frente em um mercado altamente dinâmico. Teixeira consegue esclarecer a complexidade da inteligência artificial, ao mesmo tempo que demonstra sua aplicação prática e transformadora na análise de dados, na personalização do atendimento ao cliente e na automação de processos”, afirma.

Araquen Pagotto, CEO da Web Automação, indica “Aperte o F5” (Ed. Benvirá), com um título autoexplicativo. “A obra trata da própria transformação pessoal do Satya Nadella, atual diretor executivo da Microsoft, que precisou aprender a ser líder. Além disso, a publicação retrata também as mudanças pelas quais a companhia passou com as trocas de gestores”, destaca. É uma literatura indicada para quem deseja estudar sobre liderança. “Toda essa mudança fez com que o Satya tivesse que mergulhar em conhecer pessoas dentro da organização. Agora, com a inteligência artificial, esse futuro da empresa tem alguns pontos de interrogação. Há desafios pela frente”, acrescenta o empreendedor.

Ricardo Brandão, CEO da Skyone, menciona a relevância do “Blitzscaling - o caminho vertiginoso para construir negócios extremamente valiosos” para a sua rotina como líder. A obra propõe uma pergunta: o que separa as startups que se estagnam e desaparecem das que se tornam gigantes globais? “Mostra os estágios de aceleração das companhias, o que foi muito do que fizemos em nossa empresa. É um livro que me inspirou bastante”, explica.

Daniel Kawano, gerente de Produtos Gaming na ASUS Brasil, destaca uma imersão no mundo dos jogos: "Pensando na temática gamer, recomendo a leitura das Crônicas de World of Warcraft, que retratam as histórias do universo de WoW antes mesmo das primeiras guerras. Estes livros são ideais para quem vai iniciar a experiência neste MMO ou para quem já joga e quer se aprofundar nas histórias que permeiam o universo de WoW.”

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar