Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

"Dono dependência": a armadilha mais perigosa para os empresários

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcus-Marques Marcus-Marques

De acordo com Marcus Marques, especialista em Aceleração Empresarial, comportamento é um erro operacional que traz risco significativo para a empresa

No universo empresarial, é comum encontrar organizações em que todo o funcionamento parece orbitar em torno de uma única figura: o dono. Essa dependência excessiva pode parecer inofensiva a princípio, mas, na verdade, é uma doença silenciosa que mina a saúde e a sustentabilidade das empresas no longo prazo.

Os sintomas desse problema são claros, todas as decisões importantes passam pelo dono, a equipe espera por sua aprovação para agir e a ausência temporária do líder pode causar caos e desorientação como diminuição na qualidade das entregas aos clientes, atrasos e ainda possíveis reclamações.

De acordo com Marcus Marques, especialista em Aceleração Empresarial, a dependência do dono não é apenas uma inconveniência operacional, mas também um risco significativo para a empresa. “Quando todo o conhecimento, autoridade e tomada de decisão passam por uma única pessoa, qualquer imprevisto pode se transformar em um desastre”, revela.

Por que as empresas cometem esses erros?

Para Marques, em grande parte, isso se deve à cultura de liderança que valoriza o controle excessivo e desencoraja a delegação e a autonomia da equipe. Felizmente, há medidas que os empresários podem tomar para evitar ou corrigir esse problema em suas organizações. “Uma cultura de confiança e a capacitação dos colaboradores são passos fundamentais para construir empresas resilientes e adaptáveis”, declara.

Investir no desenvolvimento profissional da equipe é essencial para reduzir a dependência do dono. “Ao capacitar os colaboradores com as habilidades necessárias e encorajá-los a assumir mais responsabilidades, a empresa se torna menos vulnerável às ausências ou limitações dos gestores”, pontua.

O especialista acredita que promover uma cultura organizacional na qual a confiança seja cultivada entre líderes e funcionários é um passo muito importante. “Isso envolve delegar responsabilidades, além de permitir que os membros da equipe tomem decisões e sejam responsáveis por seus próprios projetos. Estabelecer eventos mensais de cultura visando reforçar o apoio, aprendizado e novidades aos colaboradores, deixando-os alinhados à empresa é um cuidado válido, além de ser uma ótima oportunidade de fomentar a missão, visão, valores e cultura da organização”, relata.

Estabelecer processos bem definidos é outra forma de diminuir essa dependência. “Ao documentar procedimentos operacionais e criar estruturas organizacionais claras, a empresa pode funcionar de forma mais eficiente, independente da presença do dono”, ressalta.

A jornada para evitar a “dono dependência”

Esse problema é uma séria ameaça para a saúde e o crescimento das empresas. No entanto, ao adotar uma abordagem proativa, os empresários podem trilhar o caminho para uma maior independência empresarial e sustentabilidade a longo prazo. A mudança pode ser desafiadora, mas os benefícios de uma empresa mais resiliente e adaptável compensam esse esforço.

Marques reforça também os benefícios em ter uma empresa que não seja dependente do dono como lideranças mais engajadas, em que os líderes podem auxiliar o dono da empresa por meio de decisões assertivas, o que traz alívio para os fundadores. “Dessa forma, ele passa a não se sentir tão sobrecarregado e consegue blindar a sua saúde mental podendo, inclusive, cuidar mais de sua família, conciliando negócios e vida pessoal”, finaliza.

Sobre Marcus Marques

Marcus Marques possui mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais, sendo mais de 1 milhão e 500 mil no Instagram e mais de 500 mil no Youtube, onde compartilha conteúdo para se conectar com pequenos e médios empreendedores. Seu propósito é acelerar o Brasil, ajudando as empresas a se tornarem extraordinárias. No total, mais de 7.500 empresários já participaram de sua imersão Acelerador Empresarial, um programa que já teve mais de 50 turmas. É fundador e líder do Giants, a maior comunidade de empresários de alto valor no Brasil, que conta com cerca de 600 membros ativos no programa. Esse cenário promissor fez com que ele se tornasse a principal referência em gestão e aceleração de pequenas e médias empresas.

Graças ao excelente resultado conquistado ao longo dos tempos, fatura mais de R$150 milhões por ano e gera mais de R$60 milhões anuais de lucro. O Grupo Acelerador, um ecossistema de oito empresas, emprega mais de 750 colaboradores comprometidos a ajudar empresários a terem cada vez mais lucro e liberdade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar