Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pais “acompanhando” filhos em entrevista de emprego: por que isso acontece?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  RH NOSSA
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Basta ter um diploma de graduação e desenvolver habilidades necessárias para que os candidatos da Geração Z possam ser chamados para entrar nas empresas, correto? Na verdade, há alguns entraves que ganharam a luz do dia em uma pesquisa divulgada em dezembro de 2023, pela Intelligent.

A pesquisa traz alguns detalhes comportamentais relacionados com exigências salariais fora do escopo, falta de contato visual nas entrevistas e falta de preparo destes recém-formados:

“Muitos desses candidatos foram nas entrevistas totalmente desinformados com relação ao cargo e as funções para as quais estavam concorrendo, além disso, alguns acompanhados pelos pais e essas atitudes passam a impressão de total dependência em certos aspectos” explica Karina Pelanda, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

A especialista explica que a nova geração tem inúmeras virtudes, mas estarem conectados com tecnologia criou uma certa dificuldade com a interação física. Muitos são tímidos e encontraram na internet uma maneira de se soltar, portanto, quando há situações em que é preciso falar olho no olho, estes candidatos se sentem mais confortáveis com os pais por perto.

“O problema é que no dia a dia os pais não estarão na retaguarda. Essa falta de habilidade em lidar com situações que podem ser estressantes está atrapalhando processos de recrutamento, seja em entrevistas online ou presenciais. A pesquisa mesmo mostrou que nas conversas online, 21% dos candidatos da Geração Z se recusaram a ligar a câmera, possivelmente pela presença de um país durante a conversa. As empresas percebem essa situação como negativa”.

Pelanda lembra que muitos jovens ainda não tiveram uma experiência de trabalho real, portanto não sabem ainda o que esperar. Entender um pouco sobre como são os salários oferecidos pelo mercado ajuda a criar uma expectativa mais realista:

“Mais do que descobrir o que o candidato aprendeu na universidade, os recrutadores querem conhecer o comportamento individual, como respondem e se os candidatos conseguem interagir com outras pessoas, detalhe que fará toda diferença caso seja contratada” finaliza Karina.

A pesquisa aponta que 63% dos gestores tem a ideia de que o recém-formado não sabe as exigências das vagas, enquanto 61% chegam atrasadas e 59% dos entrevistados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar