Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Organização de processos é uma das principais dores do RH na contratação de benefícios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Almeida de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Executivo da Piwi lista os principais desafio do setor

Cada vez mais presentes na cultura das empresas, os benefícios de saúde para colaboradores vêm se tornando mais importantes para o cuidado, retenção e contratação de pessoas - 82% das empresas alegam disponibilizar pelo menos dois desses benefícios para o time, de acordo com um levantamento feito pela Pipo. A pesquisa, contratação e gestão desses produtos e serviços trazem desafios multifacetados para os profissionais do departamento de Recursos Humanos (RH), responsáveis por esses processos.

Wagner Bernardo, VP de clientes da Piwi®, corretora digital de planos de saúde e benefícios que visa solucionar problemas das PMEs na no momento da pesquisa, contratação e gestão desses produtos, ressalta que, apesar de também serem atividades estratégicas, esses processos podem ser agilizados com uso de tecnologia para que os profissionais de RH possam olhar para outras questões relacionadas aos colaboradores. “Muitas vezes os profissionais nem sabem quais pontos travam a operação, não conseguem identificar exatamente onde estão essas dores e acabam perdendo um tempo desnecessário nesse processo”, explica o executivo.

O executivo listou as principais dores desse setor para implementar e gerir esses benefícios. Os desafios, que vão desde o processo de seleção até a manutenção dos benefícios, destacam a complexidade da gestão de planos de saúde corporativos. Confira:

Processo de pesquisa desorganizado: O RH luta para escolher planos de saúde adequados devido à desorganização e falta de informações claras. A assimetria de dados torna a tomada de decisão mais complicada, prejudicando a seleção do plano ideal para os funcionários.

Demora na recepção de propostas comerciais: Obter propostas de corretores de seguros é demorado, muitas vezes levando de quinze a vinte dias. Além disso, as propostas geralmente chegam de forma estática, sem interação ou explicação adequada, dificultando a compreensão das opções disponíveis.

Dificuldades na comunicação interna: Após receber as propostas, o RH enfrenta obstáculos na comunicação interna. A falta de documentação explicativa dificulta a interação com outros departamentos, atrasando o processo de tomada de decisão e afetando a colaboração com outras áreas, como a financeira.

Gestão Operacional do Benefício: O gerenciamento diário dos benefícios, inclusões, exclusões e conferência de faturas, demanda um grande esforço administrativo.

Complexidade no processo de implantação: A implementação do plano de saúde é complexa, exigindo extensa documentação. A decisão final e a análise de riscos adicionam incerteza ao processo, aumentando a dificuldade para o RH. A alta burocracia e as expectativas elevadas dos colaboradores durante a implantação de novos contratos acrescentam complexidade ao processo.

Por fim, o executivo também aponta que a área de Recursos Humanos enfrenta outras questões adicionais que envolvem a experiência dos colaboradores. “O apoio estratégico e educação dos colaboradores sobre os benefícios disponíveis e ajuda em casos especiais, como cirurgias ou internações, resolução de problemas de navegação e garantir suporte adequado quando surgem questões com os benefícios de saúde, são detalhes que fazem toda a diferença e, muitas vezes, ficam longe das prioridades do RH até por desconhecimento dos processos. Um parceiro experiente, que conhece o caminho das pedras é uma saída estratégica para a resolução desses pontos”, afirma Wagner.

Estas dores refletem os desafios operacionais, estratégicos e de suporte enfrentados pelo RH ao gerenciar os benefícios de saúde dos colaboradores. O equilíbrio entre preocupações financeiras, operacionais e individuais é crucial para decisões estratégicas eficazes.

Sobre a Piwi

Criada em 2019, a Piwi® nasceu para solucionar problemas das PMEs na contratação e gestão de planos de saúde e benefícios corporativos. Sob o comando de Felipe Baeta e Wagner Bernardo, a startup oferece uma plataforma digital proprietária que auxilia na cotação, contratação e gestão de planos de saúde, odontológicos, seguro de vida, entre outros benefícios. Sua tecnologia permite eliminar processos lentos, burocracias e documentos impressos, trazendo o offline para o online.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar