Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como as empresas devem se preparar para evitar riscos em caso de uma supertempestade solar?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thayna Franzo da Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como as empresas devem se preparar para evitar riscos em caso de uma supertempestade solar?

Raros, porém reais, eventos como esse podem provocar “apagões” da Internet e sérios problemas colaterais para os negócios

Umberto Rosti (*)

A continuidade de negócios é um aspecto crítico para qualquer estratégia organizacional, uma vez que as operações do dia a dia precisam ser mantidas sem interrupção – ou o mínimo possível –, mesmo após acontecimentos previsíveis ou até imprevisíveis.

Em uma era onde o cenário corporativo está em constante evolução, uma grande ameaça assola o horizonte em 2024 – o risco e efeitos da super tempestade solar. A compreensão e a preparação para tal evento é importante para a proteção da continuidade dos negócios.

Uma tempestade solar, também conhecida como tempestade geomagnética, ocorre quando o Sol ejeta massas enormes de partículas carregadas eletricamente, conhecidas como ejeção de massa coronal (CME, em inglês). Esses eventos podem soltar intensos picos de radiação e partículas carregadas que, quando atingem a Terra, têm alto potencial destrutivo em diversos sistemas tecnológicos. O último evento desse porte foi registrado em 1859, que ficou conhecido como Evento Carrington. Na época, as comunicações eram realizadas por meio de telégrafos, que foram massivamente danificados durante o evento.

A natureza dos negócios depende da tecnologia, bem como as interconexões de todos os sistemas comerciais, como a internet, computadores e pontos de venda (PDVs), tornando potencialmente todos os negócios suscetíveis aos efeitos negativos de uma super tempestade solar. Os setores mais vulneráveis incluem telecomunicações (telefonia, redes e internet), geração e distribuição de energia, serviços financeiros e tudo que possa envolver circuitos eletrônicos e tecnologia da informação. A tempestade solar pode resultar em sérios efeitos colaterais para os negócios, com possíveis períodos sem poder operar normalmente, além de perdas financeiras e danos à reputação de corporações.

Para mitigar os riscos gerados por essa eminente tempestade solar, as organizações devem adotar uma abordagem proativa no planejamento da continuidade de negócios. Entre as estratégias para garantir a resiliência das operações corporativas, destacam-se:

Avaliação dos riscos

E importante conduzir uma avaliação dos riscos para identificar vulnerabilidades na infraestrutura e sistemas críticos da companhia. Entender como tempestades solares podem afetar suas comunicações, abastecimento energético, data centers e outras áreas-chaves para sua companhia.

Planos de resposta de emergência

Desenvolver e atualizar regularmente planos para a resposta de emergência em caso de a tempestade solar afetar o dia a dia corporativo. Definir claramente as funções e responsabilidades, estabelecer protocolos de comunicação e garantir que os colaboradores estejam cientes e preparados para atuar em situação emergencial.

Backups de sistemas e redundância

Implementar modelos de backup para os sistemas corporativos, com medidas de redundância que minimizem o impacto de interrupções potenciais. Isso inclui a utilização de fontes energéticas redundantes (geradores, UPS/No-Breaks), a implementação de sistemas de backup não eletrônicos (Fitas DAT, unidades de armazenamento isoladas do restante da rede) e de planos de contingência para a recuperação dos dados de sistemas afetados.

Treinamento dos colaboradores

É fundamental informar os colaboradores sobre os riscos causados por uma potencial super tempestade solar, assim como os planos para mitigar os possíveis impactos causados na companhia.

Colaboração e compartilhamento de informações

A colaboração entre companhias do mesmo setor e o alinhamento com órgãos governamentais são iniciativas que podem facilitar na organização e no desenvolvimento das melhores práticas para manter as operações com o menor impacto possível.

Seguro e preparação financeira

Mantenha o máximo de ativos possíveis assegurados, de forma que garantam que eventos da natureza estejam cobertos, evitando, assim, potenciais prejuízos financeiros. É recomendável garantir um orçamento pronto para cobrir de imediato quaisquer perdas em sistemas críticos da companhia.

Com o cenário competitivo mundial enfrentando mudanças e novos desafios, é fundamental que toda companhia, independente do setor, possua um plano de continuidade de negócios sólido e bem planejado.

Com a ameaça de uma supertempestade solar, as organizações devem tomar medidas proativas para salvaguardar suas operações. Com as dicas mencionadas anteriormente, as empresas podem aumentar suas respectivas resiliências e garantir a continuidade de suas operações e negócios, mesmo que o evento atinja magnitudes nunca antes vistas. A chave para a sobrevivência dos negócios é que as operações se mantenham vigilantes, bem-informadas e preparadas para o máximo de cenários que possam estar além do nosso controle.

(*) Umberto Rosti é CEO da Safeway, empresa que integra a plataforma Stefanini Cyber.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar