Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Web Summit Rio 2024: “Experiência da geração 60+ deve estimular maior planejamento financeiro entre os mais jovens”, comenta executiva da Icatu Seguros em masterclass

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Lapagesse
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Masterclass "Longevidade e imediatismo: o desafio da geração do 'pra ontem' em planejar o futuro" promovida pela Icatu Seguros. Crédito: Divulgação / Joe Silva Masterclass "Longevidade e imediatismo: o desafio da geração do 'pra ontem' em planejar o futuro" promovida pela Icatu Seguros. Crédito: Divulgação / Joe Silva

Paula Englert, CEO da Box 1824, e Viviane Palladino, CEO da Mais Vívida, compartilharam reflexões e caminhos possíveis para o futuro das próximas gerações

A construção de um futuro longevo e tranquilo exige um olhar cuidadoso para a proteção e planejamento financeiro no presente, sobretudo diante de uma população que tem vivido cada vez mais. Segundo dados da ONU, até o final deste século, o mundo terá mais de 21 milhões de pessoas com 100 anos ou mais, e o Brasil ampliará sua população de centenários em mais de 110 vezes, para mais de 1,5 milhão. No entanto, segundo análise do Datafolha, cerca de 67% dos brasileiros não têm qualquer reserva financeira.

Essa realidade foi tema da Masterclass "Longevidade e imediatismo: o desafio da geração do 'pra ontem' em planejar o futuro", promovida pela Icatu Seguros no Web Summit Rio na última quarta-feira (17). Com intermediação da diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros, Cinthia Kato, o evento contou com a participação de Paula Englert, CEO da Box1824, especialista no desenvolvimento de estratégias e caminhos de futuro em grandes corporações; e Viviane Palladino, CEO da "Mais Vívida", startup de longevidade que conecta os 60+ em isolamento social com jovens que buscam um trabalho remunerado e com propósito.

"Viver mais pode significar viver melhor, se soubermos usar as ferramentas que estão à nossa disposição hoje. Essa é a grande reflexão que buscamos levar ao público do Web Summit Rio. Ao promover essa discussão em um dos eventos de inovação mais importantes do mundo, queremos que essa geração que caminha para uma vida mais longeva, entenda a partir dos ensinamentos das gerações anteriores, a importância de se pensar em proteção e do planejamento financeiro hoje", explica Cinthia Kato, diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.

Segundo Viviane Palladino, CEO da "Mais Vívida", a geração dos 60+ lamenta não ter planejado melhor o futuro, principalmente em relação à questão financeira. Hoje, 7 em cada 10 brasileiros (70%) acima dos 60 anos não consideram que o dinheiro de uma aposentadoria é suficiente para viver, de acordo com uma pesquisa do Serasa. "Meu pai se aposentou há 2 anos, com 74 anos. Disse que está desesperado porque fez as contas e só conseguirá viver até os 85 anos. Imagina trabalhar a vida toda e não gerar renda para os seus últimos anos?" exemplifica Viviane. "São nesses momentos que vemos desencadear casos de síndrome do pânico, ansiedade e outras questões, porque a falta de dinheiro acaba com a saúde mental das pessoas", completa.

E com os mais jovens o cenário é semelhante. Dados do Datafolha mostram que, nos últimos 5 anos, houve uma redução de 12% para 8% no total de brasileiros que alegam se preparar para a aposentadoria de alguma maneira. A expectativa, de acordo com Paula Englert, CEO da Box1824, é que a nova geração assista os 60+ e, com isso, aja diferente. "E conversar sobre o assunto ajuda nessa evolução. Mas não de forma genérica. Precisamos aprofundar no que considero os três pilares para viver mais e melhor: saúde, finanças e lado social", afirma.

As duas gerações, segundo as especialistas, têm muito a aprender em conjunto. "Os 60+ queriam conquistar o mundo e isso é o que vemos hoje nas gerações mais novas. A forma pode ser diferente, mas a intenção é a mesma. A empatia e a proximidade são o caminho para desmanchar o que a gente pré-conceituou", afirma Paula. "E a gente tem observado que os mais novos aprendem a ser mais pacientes e empáticos com os mais velhos", afirma Viviane.

Para Paula, viver novos contextos exige uma mudança de comportamento. "A gente precisa fazer o hoje para chegar no amanhã. E como chegaremos longevos? Criando um presente melhor para um futuro melhor", afirma.

Para a Icatu Seguros, segundo Cinthia Kato, todo esse trabalho passa por conscientizar as gerações para a importância não só de se proteger no presente, mas de planejar melhor o futuro com duas importantes ferramentas: o seguro de vida e a previdência privada. “Existe uma analogia que um dos executivos da Icatu sempre traz e que gostamos bastante para explicar aos mais jovens a importância da proteção e do planejamento. Ter um seguro de vida e uma previdência é como preparar uma viagem de carro. Previdência é como colocar no Waze quantas horas você leva para chegar ao destino e abastecer o carro para isso. Já o seguro de vida é você colocar o cinto de segurança e ter um airbag, pensando nos possíveis imprevistos para garantir que você chegará lá”, completa a executiva.

Icatu no Web Summit Rio

Única seguradora patrocinadora do evento, a companhia trouxe ao Web Summit Rio uma composição tecnológica e convidou o público à "Cápsula do Amanhã" para conhecer o seu eu do futuro em uma experiência imersiva e pessoal, com a combinação de diferentes modelos de IA. Com sua participação pelo segundo ano consecutivo, a Icatu Seguros reforça seu posicionamento de pioneirismo e inovação – ao todo, foram cerca de R$1,5 bilhão investidos em inovação nos últimos seis anos.

As ativações da marca estarão presentes na cobertura da Icatu Seguros no Instagram (@icatuseguros) e em conteúdos especiais no LinkedIn. Pela hashtag #IcatuNoWebSummitRio será possível acompanhar as ações da companhia no evento.

Sobre a Icatu

A Icatu é uma das maiores seguradoras do Brasil, uma empresa de mais de 30 anos com capital 100% nacional. Atua com Seguros de Vida, Previdência, Capitalização e Investimentos. Está presente em todo o território nacional por meio de 39 filiais e possui mais de 10 milhões de clientes ativos. A Icatu é uma empresa de pessoas para pessoas, cujo propósito é atuar para que cada brasileiro tenha mais tranquilidade financeira, e, assim, uma melhor qualidade de vida, a vida toda. Seu portfólio traz uma arquitetura de soluções completas com APIs para conexão com diferentes parceiros, plataformas digitais e insurtechs. Seu marketplace de Previdência é considerado o mais robusto e diversificado do Brasil, com 400 fundos de 140 dos melhores gestores. Em Capitalização, é a quarta maior do país, considerando o volume de provisões. Também atua com Gestão de Recursos e Fundos de Pensão, administrando ativos e recursos de terceiros que ultrapassam R$70 bilhões. Em 2022, foi eleita, pela quarta vez, sendo o terceiro ano consecutivo, a melhor seguradora em atendimento ao cliente pelo instituto Mesc. Em 2023, pela nona vez, foi reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro pelo Ranking do GPTW. Também é uma das três seguradoras mais inovadoras do país, segundo o Ranking Valor Inovação Brasil 2023. Somos a Icatu. Vida. Pra toda vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar