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Da conversa à conversão: 5 dicas para empresas que buscam potencializar seu negócio no WhatsApp

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Não é novidade que o WhatsApp impulsiona grande parte da vida social brasileira. Mas você sabia que a plataforma também é o principal canal de comunicação para 86% das empresas? Uma pesquisa recente mostrou que o WhatsApp Business pode acelerar o atendimento em até 225% e aumentar as vendas em até 27%. Os clientes também o preferem, com 75% dos entrevistados dizendo que gostariam de se comunicar com as marcas da mesma forma que conversam com amigos e familiares, por meio de mensagens de texto e voz. No entanto, como o WhatsApp está sempre oferecendo diversos novos recursos que vão além de apenas 'dar oi' aos seus clientes, os especialistas em comércio conversacional da Gupshup decidiram compartilhar cinco conselhos para empresas que buscam ir além e transformar ainda mais conversa em conversão, potencializando sua oferta no WhatsApp.

Aproveite os 'Anúncios Clique para o WhatsApp'

A Taxa de Cliques (CTR) para anúncios convencionais geralmente fica em torno de 0,5-2%. E disso, estima-se que cerca de 9-12% dos leads se convertam na página de destino. Mas e se você pudesse capturar 70% dos leads que clicam no seu anúncio?

Ao usar o recurso de Anúncios Clique para o WhatsApp para capturar leads diretamente de seus próprios anúncios, você pode aumentar significativamente as chances de conversão para valores na casa de dois dígitos altos. Este novo recurso permite que você guie os usuários de um anúncio para uma conversa no WhatsApp apenas clicando em um link. Isso não apenas faz com que seus clientes interajam com seu negócio em um ambiente familiar de maneira amigável e conversacional, mas também dá à sua empresa a chance de recomendar seus produtos e serviços de forma mais pessoal e interativa, enquanto conhece informações-chave sobre seu público-alvo.

Otimize o envolvimento personalizado com o WhatsApp Flows

Você iniciou a conversa com o cliente, agora quer levar isso à conversão. O WhatsApp Flows é um novo tipo de UX (experiência do usuário) que ajuda as marcas a projetarem experiências ricas e personalizadas no aplicativo. Não apenas você pode interagir com seus clientes de maneira personalizada e conversacional, mas o WhatsApp Flows permite oferecer experiências únicas e relevantes que podem resolver suas consultas e solicitações muito mais rapidamente, aumentando as conversões em até 2,9 vezes!

Com essa nova tecnologia, as marcas podem construir formulários escaláveis e personalizáveis para diversas funções, como atendimento ao cliente e feedback, agendamento de consultas, oferta de cotações, renovações de assinaturas e muito mais! Isso não apenas aumenta as conversões, mas também a retenção de clientes, pois os usuários se encontram rapidamente interagindo com as marcas em um padrão estruturado, assim como em um aplicativo, mas dentro do simples fluxo de uma conversa no WhatsApp.

Use as conversas do WhatsApp para reengajar efetivamente

Além de ser uma ótima ferramenta para apresentar sua empresa a novos clientes, o WhatsApp é a plataforma perfeita para abordar clientes existentes, clientes ocasionais ou talvez aqueles que pareciam prestes a comprar algo, mas por qualquer motivo não concluíram a transação. Com sua taxa de abertura de mensagens de 98%, o WhatsApp é uma opção muito menos complicada do que um e-mail de acompanhamento e, ainda assim, é menos intrusivo do que uma ligação telefônica ou até mesmo SMS. Devido à sua natureza conversacional, uma simples mensagem enviada via WhatsApp manterá muito mais potenciais clientes interessados e responsivos.
Além disso, o ‘Clique para WhatsApp’ também é uma maneira testada e comprovada de aumentar o reengajamento. Adicionar uma opção de Clique para WhatsApp como parte de uma mensagem personalizada para clientes que deixaram itens em carrinhos de compras abandonados pode ajudá-los a retornar a sua jornada de compra com rapidez e facilidade, enquanto as empresas podem usar anúncios de Clique para WhatsApp combinados com ofertas personalizadas, descontos exclusivos ou promoções por tempo limitado para usuários que mostraram interesse em seus produtos ou serviços. E, quando se trata de retenção de clientes, as marcas podem enviar atualizações de pedidos, suporte pós-compra e reunir feedback por meio de conversas no WhatsApp, promovendo a fidelidade e os negócios repetidos.

Ofereça opções de compra dentro do aplicativo

Aproveite as capacidades do WhatsApp para permitir compras no aplicativo e transações de ponta a ponta. Use o catálogo para permitir que os clientes explorem produtos e concluam compras de forma transparente sem sair do aplicativo. Agora você também pode enviar catálogos de produtos diretamente para os clientes, com imagens em miniatura, texto e botões, simplificando e personalizando ainda mais o processo de compra.

Garanta segurança e conformidade com recursos de autenticação

Fraude é um grande problema no Brasil. 71% dos compradores já foram vítimas de algum tipo de fraude online e 78% deles já abandonaram um carrinho, alegando problemas com segurança como o principal motivo. O WhatsApp possui alguns recursos ultra-seguros incorporados para garantir segurança em cada etapa da conversa. No entanto, sempre há novos recursos com os quais as empresas devem estar atualizadas para oferecer aos clientes a experiência mais segura e compatível possível. Dois ótimos novos recursos que garantem segurança contínua são a capacidade de enviar OTPs (One Time Passwords) via WhatsApp para autenticação de dois fatores e um botão de 'copiar código' para quando enviar um código de segurança como parte deste processo, ou até mesmo apenas um cupom de desconto, que pode ser copiado e colado em uma etapa posterior com o toque de um botão. Ao usar esses novos recursos de segurança, você não apenas oferece aos seus clientes tranquilidade, mas também mantém sua reputação de marca como uma empresa na vanguarda da inovação, segurança e confiabilidade.

Sobre a Gupshup

A Gupshup é uma nuvem de conversação que permite que as marcas anunciem, se comuniquem e conversem com seus clientes, aproveitando a IA e o CPaaS. As soluções de automação da Gupshup permitem com que mais de 75.000 marcas na Índia, América Latina, Europa, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Estados Unidos ofereçam uma melhor experiência ao cliente e aumentem a receita, economizando custos. Citibank, AkzoNobel, Khan Academy, Unilever, MPL, Netflix, Flipkart e Ola são alguns de seus principais clientes. Com uma única API de mensagens para mais de 30 canais de voz, texto e bate-papo, a plataforma de interação conversacional gera mais de 10 bilhões de mensagens por mês. Avaliada em US$ 1,4 bilhão, a empresa tem investidores de destaque, como Tiger Global, Fidelity Management and Research Co. LLC, entre outros, em seu quadro de capitalização.


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